Câmara de Lisboa entregou troféus às Marchas Populares de 2025
A cerimónia, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou, ainda, com uma homenagem a Anita Guerreiro, uma figura maior do Fado de Lisboa, desde sempre ligada às marchas populares, recentemente falecida.
Na entrega dos troféus – concebidos por Carlos Manuel Gonçalves, um artista de Lisboa – às marchas vencedoras de 2025, dedicadas à Alma de Lisboa, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, anunciou já o tema deste ano.
Este, afirmou, é "um ano muito especial" para Lisboa, para Portugal, lembrando a entrada de Portugal na, então, Comunidade Económica Europeia (CEE), hoje União Europeia, há precisamente 40 anos.
Para assinalar a data, o tema das marchas 2026 será “Somos Lisboa, Somos Europa”, disse Carlos Moedas.
“A cada centro de saúde, cada creche, ou cada escola que fazemos, nós temos que agradecer à Europa”. Mas, acrescentou, a Europa “também deve muito” a Lisboa, uma cidade que liga o Norte e o Sul, entre o Atlântico e o Continente. Lisboa, disse, “é uma cidade que representa, mais do que tudo, a Europa.”
Reconhecidas como Património Cultural Imaterial – numa candidatura apoiada pela CML –, as Marchas Populares de Lisboa tiveram, em 2025, um apoio do município superior a 1 milhão de euros.