Cultura

Lisboa lamenta a morte de Anita Guerreiro

Anita Guerreiro, eternizada pelo êxito "Cheira Bem, Cheira a Lisboa", morreu hoje, aos 89 anos. Lisboa envia as mais sentidas condolências à família e amigos.


Anita Guerreiro, nome artístico de Bebiana Guerreiro Cardinalli, nasceu em Lisboa, a 13 de novembro de 1936, tendo começado a cantar com apenas 16 anos.

Em fevereiro de 1954, estreou-se no teatro de revista, iniciando a sua carreira profissional, tendo participado em cerca de 50 revistas de grande êxito. Participou em séries televisivas, foi madrinha de várias marchas de Lisboa.

Em África, foi-lhe atribuída a guitarra de ouro, dois prémios de interpretação e o primeiro prémio de fado em Luanda, no Festival da Canção de Luanda. Nos Estados Unidos da América, foi premiada em 1987 e 1988, em Fall River, com dois óscares de popularidade.

Em 2001, recebeu o Pelourinho de Prata da cidade de Lisboa. Em 2004, foi distinguida, na sua cidade de sempre, com a Medalha Municipal de Mérito Cultural Grau Ouro, com uma Caravela de Ouro, e, ainda nesse ano, com as Chaves da Cidade.

Em 2014, celebrou 60 anos de carreira, num espetáculo no São Luiz, onde juntou amigos e artistas que vieram prestar-lhe homenagem.