Cultura

Casa do Jardim da Estrela celebra um ano de arte, comunidade e sustentabilidade

Celebrou-se hoje, 28 de setembro, o primeiro aniversário da Casa do Jardim da Estrela, um equipamento cultural que integra a rede municipal "Um Teatro em Cada Bairro". O evento contou com uma programação variada e de entrada livre, destinada a todos os públicos.


A Casa do Jardim da Estrela foi inaugurada a 24 de setembro de 2023 com o objetivo de promover o acesso à cultura, à criação artística, à educação ambiental, ao conhecimento e à formação para a sustentabilidade. Localizada no Jardim da Estrela, este centro cultural de proximidade tem desempenhado um papel importante na diversificação da oferta cultural da cidade. A iniciativa faz parte de uma aposta estratégica do Município de Lisboa nas áreas da Cultura e do Ambiente.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacou o trabalho que é realizado pela comunidade e refere que “ Um Teatro em Cada Bairro é a melhor expressão daquilo que queremos para a cultura em Lisboa: uma cultura que valoriza a identidade e a alma de Lisboa, próxima dos lisboetas e aberta à inovação.” Atualmente, o projeto está em seis freguesias, onde a cultura se aproxima dos bairros e das comunidades. O objetivo é continuar a expandir a rede para tornar a cultura ainda mais acessível a todos.

A Casa do Jardim da Estrela oferece serviços como uma biblioteca e uma programação cultural variada e inclusiva, disponibilizada gratuitamente à comunidade. Durante o seu primeiro ano de funcionamento, o espaço acolheu cerca de 30.000 pessoas em quase 250 eventos, que incluem oficinas, espetáculos, concertos, exposições e ações de formação.

A programação comemorativa do primeiro aniversário incluiu atividades como um passeio botânico-poético, sessões de yoga e meditação, o espetáculo "Animais Fantásticos", de André Murraças, e um workshop sobre o impacto do café na história. A celebração terminou com um DJ set colaborativo de Luís FMR e LAMIM, e atuações musicais do Trio de Madeiras MPMP e das Batucadeiras das Olaias.