Direitos Sociais

Começou a construção do Hospital de Todos-os-Santos

O novo Hospital de Todos-os-Santos, em Marvila, deverá entrar em funcionamento em 2027, com 875 camas, e vai substituir os hospitais da Unidade Local de Saúde São José: Santa Marta, Capuchos, São Lázaro, Curry Cabral, Dona Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa.


“A cidade dos próximos 10 anos está a ser definida agora, com a coragem destas decisões”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), deixando uma palavra de agradecimento aos serviços e aos trabalhadores da Câmara, "que nestes últimos três anos lutaram muito para que isto acontecesse”.

Esta, é “uma decisão que vem mudar a vida dos lisboetas”, e que eles “nunca esquecerão”, afirmou Carlos Moedas, na cerimónia do lançamento da obra, com a presença do primeiro-ministro, Luis Montenegro, da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, dos anteriores ministros da Saúde que estiveram envolvidos neste projeto, e das vereadoras do Urbanismo, Joana Almeida, das Obras, Filipa Roseta e dos Direitos Sociais, Sofia Athayde, e do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira.

O projeto, com várias décadas, vai agora ser concretizado em terrenos comprados recentemente pelo Estado, ao Município de Lisboa, na freguesia de Marvila. O auto de posse dos terrenos foi simbolicamente entregue hoje, pela CML, ao Ministério da Saúde.

O financiamento, até 100 milhões de euros, é do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Hospital de Todos-os-Santos, também conhecido como Hospital de Lisboa Oriental, deverá entrar em funcionamento em 2027.