Direitos Sociais

Clínica de proximidade inaugurada na Alta de Lisboa

A segunda clínica do projeto Lisboa + Saúde foi inaugurada no dia 28 de maio na Alta de Lisboa, freguesia do Lumiar, para proporcionar cuidados de saúde básicos e gratuitos aos residentes locais.


A nova clínica funciona às terças e quintas-feiras, das 09 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e disponibiliza gratuitamente consultas médicas, serviços de enfermagem e consultas de nutricionismo aos residentes do bairro. As marcações podem ser feitas pelo número gratuito 800 910 133 ou diretamente nas instalações durante o horário de funcionamento.

Este projeto é uma iniciativa da Câmara de Lisboa (CML), em parceria com os Serviços Sociais da CML e a empresa municipal GEBALIS, visando a criação de unidades de saúde de proximidade.

Na inauguração, o presidente Carlos Moedas salientou a importância desta iniciativa: “Neste bairro, em que há mais de 37 mil pessoas, 27 mil não têm médico de família. Não é substituir o Serviço Nacional de Saúde, mas complementar e ajudar.”

A primeira clínica do projeto, inaugurada em março no Bairro do Armador, em Marvila, atingiu perto de 100% da sua capacidade de resposta, tendo realizado 414 consultas até ao final de abril. A elevada procura sublinha a necessidade deste tipo de serviço, como referiu o presidente da junta de freguesia do Lumiar Ricardo Mexia: “Uma parte muito grande da população que servimos não tem acesso a um médico de família e, portanto, têm enormes dificuldades em ter uma consulta. Este serviço assume um papel fundamental em suprir essa necessidade.”

O presidente da Câmara de Lisboa destacou ainda o sucesso do projeto piloto: “Se no Bairro do Armador, neste espaço curto de tempo, já tivemos mais de 400 consultas, nós aqui vamos ter o mesmo sucesso.”

Cada clínica terá um custo inicial de €90 mil no primeiro ano de funcionamento, reduzindo para €70 mil nos anos subsequentes. O objetivo da CML é reforçar o compromisso com a política de Estado Social Local, como referiu Carlos Moedas: “Lançámos o primeiro no Bairro do Armador e tivemos mais de 400 consultas. Queremos continuar a trilhar este caminho para aprofundar o Estado Social Local.”

A clínica na Alta de Lisboa representa mais um passo na melhoria do acesso aos cuidados de saúde básicos para os residentes dos bairros municipais, um esforço que, segundo Ricardo Mexia, "é fundamental para garantir o acesso à saúde de todos nós".