Cidadania
Transparência

Conselho de Cidadãos regressa à “Lisboa do dia a dia”

Começou hoje a 4.ª edição do Conselho de Cidadãos de Lisboa. A iniciativa regista mais de 5 000 inscrições em todas as edições, com “80% das ideias selecionadas já concluídas”.


No primeiro dia desta edição, dedicada ao tema “A Lisboa do dia a dia”, os 50 participantes selecionados no sorteio “identificam os principais desafios e prioridades para a cidade", relativamente a cinco temas: segurança, higiene urbana, mobilidade, espaço público e multiculturalidade.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, sublinhou a importância da diversidade nesta iniciativa: “é a partir dessas diferenças que nós podemos ter ideias, é ouvindo o que uns têm a dizer, quer se concorde ou não, que se pode construir a cidade”.

De acordo com o modelo das edições anteriores, em que ”mais de 90% dos participantes fizeram uma avaliação positiva da experiência", a CML convidou os cidadãos a inscrever-se no projeto. O sorteio selecionou 50 residentes, de forma aleatória, usando cinco critérios que “garantem a diversidade do grupo: a idade, o género, a freguesia de residência, a situação profissional e o nível de escolaridade”.

O segundo dia, no próximo fim de semana, será dedicado à geração de ideias e apresentação de propostas que tragam soluções para a cidade, em articulação com os serviços municipais. Das edições anteriores, foram selecionadas 12 propostas para melhorar a cidade em áreas como a mobilidade, o comércio, a higiene urbana e os apoios sociais.