Cultura
Inovação

Cultura e Inovação unem Lisboa e Buenos Aires

Lisboa e Buenos Aires formalizam cooperação em “áreas prioritárias” como a Cultura, Inovação, Educação e Espaço público. O apoio às empresas locais na expansão para a Argentina e Portugal é outro ponto do compromisso hoje assinado.


A Carta de Intenção, assinada hoje, em Lisboa, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo chefe de Governo da cidade autónoma de Buenos Aires, Jorge Macri, acontece meses depois da Feira do Livro de Buenos Aires, em abril, com Lisboa como cidade convidada de honra.

Para Carlos Moedas, o “reforço” da “relação bilateral histórica” entre Lisboa e Buenos Aires, "representa uma mais-valia para ambas as cidades, que, de agora em diante, irão trabalhar em articulação num conjunto de áreas absolutamente fundamentais para o seu desenvolvimento e para a qualidade de vida dos seus cidadãos”.

O documento prevê, ainda, o “intercâmbio de boas práticas” e a promoção de formação mútua, alé de "iniciativas conjuntas que contribuam para a articulação e desenvolvimento de políticas públicas” num conjunto de “áreas prioritárias para ambas as administrações”: “cultura, inovação, serviços baseados no conhecimento, empreendedorismo, educação para o futuro e novos usos de espaço público”.

Os dois responsáveis estabelecem também o compromisso de “trabalhar para apoiar as empresas locais nos seus objetivos de expansão internacional”, bem como de “fomentar o diálogo" entre o Governo, o mundo académico, as empresas e as comunidades de ambas as cidades.