Cultura

Desfile nacional juntou 33 bandas filarmónicas em Lisboa

A Avenida da Liberdade acolheu, na tarde de hoje, o XII Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, integrado nas comemorações do 1.º de Dezembro em Lisboa. Participaram 33 bandas de diferentes regiões do país, muitas pertencentes a associações recreativas e sociedades filarmónicas com longa tradição.


A abrir o desfile esteve a Associação Recreativa Os Mareantes do Rio Douro, de Vila Nova de Gaia, um grupo com 300 anos de história, que mantém viva a tradição dos festejos de São Gonçalo, com cerca de 50 músicos.

O cortejo iniciou-se junto do Monumento aos Mortos da Grande Guerra e terminou na Praça dos Restauradores com uma interpretação conjunta do Hino da “Maria da Fonte”, do Hino da “Restauração” e do Hino Nacional “A Portuguesa”. A direção esteve a cargo do Tenente-Coronel António Manuel Cardoso Rosada, Chefe da Banda de Música da Força Aérea, e contou com a participação do tenor da PSP Pedro Tavares.

O desfile foi organizado pelo Movimento 1.º de Dezembro, pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC.