Direitos Sociais

Dia Mundial da SIDA destaca prevenção

A 1 de dezembro assinala-se o Dia Mundial da SIDA. Lisboa integra a rede Fast-Track Cities desde 2017 e trabalha para eliminar a infeção por VIH como problema de saúde pública, num planeamento integrado com metas definidas até 2030. O objetivo é que 95% das pessoas infetadas conheçam o diagnóstico, 95% destas estejam em tratamento e 95% dos que estão em tratamento tenham carga viral indetetável.


No âmbito da iniciativa Lisboa Sem Sida, várias entidades da sociedade civil, juntas de freguesia e organismos de saúde desenvolvem ações de prevenção e promoção da saúde junto da população em geral, escolas e grupos vulneráveis, com o objetivo de aumentar a literacia em saúde e garantir acesso a rastreio, tratamento e cuidados integrados, incluindo tuberculose, hepatites e saúde mental.

O tema do Dia Mundial da SIDA 2025, "Superando a disrupção, transformando a resposta à AIDS", destaca a importância de proteger os avanços alcançados, apesar dos cortes de financiamento e das desigualdades persistentes.