“Jacques Delors Ágora” reúne em Lisboa estudantes universitários europeus
No segundo dia de trabalhos, no Capitólio, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), participou num debate com a economista Laurence Boone, sobre “como estimular a competitividade e o crescimento da União Europeia”.
“Lisboa é e será a cidade de abertura e diversidade", afirmou o autarca. Cerca de “20% das pessoas que vivem em Lisboa, não nasceram aqui, não são portugueses, vêm de todo o mundo para viver nesta cidade”, salientou. A “beleza de Lisboa, e o que nós criamos em termos de startups, escalas, tecnologia e inovação, vem exatamente dessa diversidade da cidade”.
Em Lisboa, o projeto “Study in Lisbon” desenvolve uma parceria com todas as entidades da cidade que se interessam pela promoção, divulgação e consolidação do potencial intelectual e científico da cidade.
“O que eu penso fazer pela Europa, e não o que a Europa pode fazer por mim", foi o desafio deixado no final da sessão, que teve ainda a participação de Elisa Ferreira (Comissária Europeia para a Coesão e Reformas).
A edição de Lisboa de “Jacques Delors Ágora” tem o apoio da CML e decorre em vários locais da cidade: Capitólio (Parque Mayer), Assembleia da República, Agência Europeia para a Segurança Marítima, e Fundação Calouste Gulbenkian.