Desporto

João Almeida no Top-10 no primeiro contrarrelógio da La Vuelta

A 79.ª edição da La Vuelta começou em Lisboa, com a participação de 176 ciclistas de 22 equipas. A competição, que se estende por três semanas, com um percurso de 3304 km até Madrid, é dividida em 21 etapas. O destaque nacional vai para os ciclistas João Almeida (equipa UAE Team Emirates), que fechou o top-10, Nelson Oliveira (equipa Movistar) e Rui Costa (equipa EF Education-EasyPost).


O primeiro contrarrelógio, realizado entre Lisboa e Oeiras, foi vencido pelo americano Brandon McNulty. João Almeida terminou em 10.º lugar, seguido por Nelson Oliveira na 11.ª posição. Rui Costa ficou em 75.º lugar.

"Mais uma vez Lisboa no centro das atenções do mundo, La Vuelta está a ser transmitida para 190 países e acompanhada por mais de 1000 jornalistas de 250 meios de comunicação." salienta Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal.

Esta edição de La Vuelta inclui três etapas em território português. A primeira etapa, um contrarrelógio de 12 quilómetros, teve início no Mosteiro dos Jerónimos e terminou na Praia da Torre, em Oeiras. A competição prossegue no domingo com uma etapa entre Cascais e Ourém, e na segunda-feira com uma etapa entre Lousã e Castelo Branco.

A La Vuelta Juvenil, foi o outro destaque do dia, com os jovens atletas a competirem num percurso de 25,44 quilómetros.

Em paralelo, realizou-se também o evento “Pedala Portugal - Bike Tour Lisboa - Oeiras”, uma iniciativa que promove a mobilidade urbana como estilo de vida saudável e modo de transporte urbano, num passeio de 12 km para toda a família. Perto de 3000 participantes pedalaram entre a Praça do Império, em Lisboa, e a Praia da Torre, em Oeiras, num evento onde a inclusão, a segurança e a sustentabilidade estiveram presentes.