Desporto

La Vuelta está de regresso a Lisboa

A 79.ª edição da "Vuelta a España", uma das mais prestigiadas provas do ciclismo mundial, tem o seu início em Portugal, pela segunda vez na história desta competição. Após a primeira partida em 1997, que promoveu a Expo 98, a prova volta a arrancar de solo português, com um contrarrelógio individual de 12 km entre a Praça do Império, em Lisboa, e a Praia da Torre, em Oeiras, no dia 17 de agosto. Esta etapa inaugural determinará o primeiro camisola vermelha da edição de 2024.


Ao longo de 21 dias, os ciclistas enfrentarão um percurso total de 3304 km, que incluirá etapas de alta e média montanha, para além de etapas acidentadas e outro contrarrelógio individual.

A apresentação oficial das equipas decorreu no dia 15 de agosto, em frente à Torre de Belém, e contou com a participação dos 176 ciclistas divididos em 22 equipas. O evento, que incluiu música ao vivo, atividades diversas e sorteios, homenageou ainda as Unidades de Ciclistas do Exército Português, com a exibição de bicicletas da 1.ª Guerra Mundial.

Entre os ciclistas presentes nesta edição, destacam-se os portugueses Rui Costa, Nélson Oliveira e João Almeida. Rui Costa, que venceu uma etapa na edição anterior de La Vuelta, manifestou a sua satisfação por competir em Portugal: “É um enorme gosto para mim, um orgulho, um sentimento de felicidade de estar aqui com esta saída de Portugal, junto de todos os portugueses que ao longo de toda a minha carreira têm sido impecáveis.”

Nélson Oliveira, participante olímpico em Paris 2024, vai correr pela equipa Movistar, enquanto João Almeida, que competiu no último Tour de France, espera um grande apoio do público português: “Vai ser uma emoção, um apoio incrível.”

Para além da competição principal, Lisboa acolhe ainda o Pedala Portugal Bike Tour 2024, um evento paralelo que reunirá milhares de ciclistas num passeio de 12 km entre Belém e Oeiras, assinalando o início de La Vuelta

Nos dias 15 e 16 de agosto, a Expo Bike Tour decorre junto ao Centro Cultural de Belém, proporcionando uma programação diversificada para os amantes do ciclismo.

Ângelo Pereira, vereador do desporto da Câmara Municipal, presente na gala de apresentação das equipas, destacou a importância do evento ser realizado em Lisboa, "uma cidade aberta, alegre, uma capital europeia que gosta de grandes eventos e, sobretudo, que adora desporto.”