Cultura
Economia

Lisboa à Prova distingue a excelência da restauração lisboeta

Mais de 140 restaurantes foram hoje premiados na 17.ª edição do Lisboa à Prova. O concurso gastronómico, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela AHRESP, promove a qualidade, a inovação e a identidade da gastronomia da cidade.


Nesta edição de 2024-2025, foram recebidas 169 candidaturas, um número que reflete o crescente envolvimento e dinamismo do setor da restauração lisboeta.

O concurso atribuiu os emblemáticos “Garfos”, numa celebração da qualidade e diversidade da gastronomia local. Das tascas tradicionais aos restaurantes de autor, o Lisboa à Prova continua a divulgar um circuito gastronómico que estimula a inovação e a melhoria contínua.

“Lisboa são os nossos restaurantes. Hoje, celebramos a nossa cultura, a nossa criatividade, a nossa capacidade de acolher e inovar”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Os restaurantes da cidade "são muitas vezes o primeiro local de acolhimento e de emprego para quem chega a Lisboa", afirmou Carlos Moedas, na cerimónia de entrega de prémios, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Desde 2009, o Lisboa à Prova tem vindo a afirmar-se como uma referência na valorização do setor da restauração em Lisboa, promovendo o aumento da qualidade dos serviços, a excelência dos profissionais e o potencial da gastronomia como fator de desenvolvimento cultural da cidade.

O concurso “Lisboa à Prova” é um projeto promovido pela CML, Turismo de Lisboa e AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.