Cultura

Lisboa decreta luto municipal pela morte de Pinto Balsemão

Francisco José Pereira Pinto de Balsemão, antigo primeiro-ministro, morreu a 21 de outubro, aos 88 anos. A Câmara Municipal de Lisboa manifesta o seu mais profundo pesar e decreta luto municipal em sua homenagem.


O luto municipal é decretado para 22 e 23 de outubro, com a colocação da bandeira do município a meia haste em todos os edifícios e equipamentos municipais. 

Pinto Balsemão havia sido condecorado em 2023, na Câmara Municipal de Lisboa (CML), com a Medalha de Honra da Cidade, numa distinção que sublinhava o “longo percurso de vida e obra, com reflexos diretos na cidade de Lisboa e nos seus habitantes”.

Na homenagem, o presidente da CML, Carlos Moedas agradeceu-lhe, em nome de todos os lisboetas "por nos ter deixado o mundo um pouco melhor”.

Francisco José Pereira Pinto de Balsemão nasceu em Lisboa, a 1 de setembro de 1937. Antigo aluno do Liceu Pedro Nunes, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi fundador, e primeiro editor do Expresso, entre 1973 e 1979. 

Foi deputado da Assembleia Nacional na X Legislatura (1969-1973), deputado da Assembleia Constituinte entre 1975 e 1976 e deputado da Assembleia da República eleito em 1979, 1980 e 1985.

Exerceu funções governativas, como ministro de estado adjunto do primeiro-ministro no VI governo constitucional, entre 1980 e 1981. Após a morte de Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão chefiou os VII e VIII governos constitucionais.

Após o mandato como primeiro-ministro, regressou à comunicação social, tendo lançado a Sociedade Independente de Comunicação (SIC).

Notícia atualizada às 12h, com informação sobre luto municipal em Lisboa.