Educação

Lisboa recebe Comissão Nacional das Cidades Educadoras

O município de Lisboa recebeu hoje a reunião da Comissão Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras. A cidade, integrada numa rede nacional de 99 municípios, apresenta projetos nas áreas da cultura e da educação, e volta a afirmar-se como cidade educadora de referência, com a participação no XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras.


O encontro, nos Paços do Concelho de Lisboa, contou com a presença do vereador da Educação, Rodrigo Mello Gonçalves, da secretária-geral da Associação Internacional de Cidades Educadoras, Marina Canals Ramoneda, e representantes dos municípios de Soure, Valongo, Santo Tirso, Porto, Torres Vedras e Lagoa, com o objetivo de acompanhar o trabalho desenvolvido na rede, que integra atualmente 99 cidades portuguesas.

Durante a sessão, foi apresentada a informação sobre a última reunião do Comité Executivo da associação, realizada em outubro, bem como os principais pontos da próxima reunião, agendada para março.

A Comissão apreciou e aprovou a proposta de relatório de atividades de 2025 e a proposta de plano de atividades para 2026. O plano prevê a realização de três reuniões da comissão de coordenação, encontros dos grupos de trabalho, reuniões do comité executivo e da assembleia geral, bem como a organização de uma exposição itinerante e a edição do boletim da rede.

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras marca presença no XVIII Congresso Internacional de Cidades Educadoras com 20 cidades portuguesas em destaque, incluindo Lisboa, que apresentará dois projetos nas áreas da cultura e da educação.

Lisboa aderiu à Carta das Cidades Educadoras em 1994 e, desde 2022, integra o Comité Executivo Internacional das Cidades Educadoras.