Lisboa será palco da escolha do melhor sommelier do mundo
A edição de Lisboa decorrerá entre 11 e 17 de outubro, com a participação de 72 concorrentes, cada um representando um país. As provas oficiais terão lugar no hotel Sheraton Lisboa, com sessões diárias para cerca de 300 participantes, enquanto a final está agendada para o Coliseu de Lisboa, com a presença esperada de cerca de 2 000 pessoas.
O programa inclui visitas a vinhas na região de Lisboa, e experiências gastronómicas em locais como o Palácio do Marquês de Pombal e o Pavilhão Carlos Lopes. Portugal terá um representante escolhido através do 20.º Concurso Nacional de Escanção, organizado pela Associação dos Escanções de Portugal.
A edição de Lisboa – com mais de 3 500 profissionais do setor – constituirá um momento único na promoção internacional da cidade, e do país, como destino gastronómico e vínico. Parte da bilheteira irá reverter para uma instituição solidária, afirma a organização.
O que faz um sommelier?
A principal função de um somellier é “aconselhar os clientes na escolha do ”vinho ideal". Distingue-se, habitualmente, pelo fato de cor diferente dos restantes membros da equipa do restaurante, usando um crachá com o título de sommelier ou um cacho de uvas dourado.