Cultura

Maior atividade mundial escutista em Lisboa com apoio do município

Município de Lisboa e Associação MOOT 2025, formalizaram hoje a colaboração para receber, no Parque Tejo, o 16.º World Scout Moot. A realização do evento assume particular relevância por coincidir com os dois anos da Jornada Mundial da Juventude 2023.


O acordo, assinado por Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da CML, e Ana Proença, vogal da Associação Moot 2025 – na sequência de uma proposta aprovada por unanimidade em reunião de Câmara – estabelece as bases da cooperação entre as duas entidades para a realização do World Scout Moot 2025, no Parque Tejo, futuro Parque Papa Francisco.

A Câmara Municipal de Lisboa – anfitriã do maior e mais exigente evento já realizado no nosso país, a Jornada Mundial da Juventude – vai apoiar a fase de preparação e colaborar diretamente na construção do Campo Base Inicial do evento, reforçando o compromisso do município com iniciativas que promovem o interesse coletivo e a projeção internacional da cidade.

A abertura do World Scout Moot 2025 terá lugar em Lisboa, dias 23, 24 e 25 de julho, sendo os jovens desafiados a percorrer o nosso país e a contactar com a comunidade local, sob o mote “Engage” (Envolve-te), de 25 de julho a 3 de agosto de 2025.

Na sequência de candidatura da Federação Escutista de Portugal, Portugal foi o país eleito para acolher o evento em 2025. São esperados cerca de 7 500 escuteiros oriundos de todo o mundo, num encontro que se realiza de quatro em quatro anos.