Marchas populares contam com apoio do município
A preparação das Marchas Populares “exige a transferência atempada dos recursos financeiros a disponibilizar, tendo em vista uma organização estável e com a necessária antecedência”, sublinha a proposta hoje aprovada.
À semelhança de anos anteriores, o município vai apoiar a realização das Marchas, atribuindo 40 mil € a cada uma das coletividades que participa na sua organização e apresentação. Na reunião, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou que em breve será apresentada uma segunda proposta, no sentido de atribuir a cada marcha um valor total de 50 mil €, confirmando a informação avançada no início deste ano, na cerimónia de entrega dos prémios das marchas 2024.
As Marchas Populares são uma referência cultural da cidade, e dinamizam a atividade económica de diversas entidades ligadas à vida dos bairros históricos da cidade. A sua origem remonta ao início do século XX, mas só ganharam notoriedade em 1932, quando foram institucionalizadas como competição entre bairros.