Alcântara recebeu troféu das Marchas de Lisboa 2024
“Aquilo que vocês fazem é trazer à cidade a tradição, a identidade da cidade, sempre com uma alma enorme dentro de vós”. E essa alma, que ultrapassa diferentes línguas e culturas, como afirmou Carlos Moedas aos marchantes, “sente-se”.
Numa reportagem em Lisboa sobre as Marchas, Carlos Moedas foi entrevistado por um jornalista da CNN, contou o autarca. Apesar de não perceber a nossa língua, o jornalista Richard West “sentiu aquilo a pulsar no coração”, e disse-me: “Isto aqui tem alma”.
“E eu acho que o tema deste ano tem que ser a Alma de Lisboa. São vocês. Vocês são o tema destas marchas. O tema destas marchas vai ser a Alma de Lisboa".
Cenografia, Figurino, Musicalidade, Melhor Letra, Melhor Composição Original, Desfile na Avenida, bem como os prémios de participação e de classificação global, foram também distinguidas na cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho.
As Marchas são caracterizadas pela dança em desfile, acompanhada de música, poesia e canto. Os representantes dos bairros participantes, num total de 68 pessoas por bairro. Esta tradição remonta à alta Idade Média, tendo evoluído a partir dos arraiais juninos tradicionais, até se estruturar como é conhecida hoje, representando um traço profundamente marcante da cultura popular da cidade.