Cultura

Marchas populares e arraiais recebem apoio financeiro do município

As propostas aprovadas por unanimidade em reunião de câmara, a 22 de maio, garantem este ano um apoio extraordinário de 270 mil euros às 27 Marchas, e 60 mil euros às coletividades organizadoras dos Arraiais Populares.


Cada uma das 27 entidades organizadoras das marchas receberá um apoio extraordinário de 10 mil euros, para “fazer face às presentes dificuldades sentidas na sua atividade”. O apoio, hoje aprovado, salienta a importância das coletividades como “dinamizadores da participação comunitária" em Lisboa, e considera “fundamental” a sua atribuição.

Na reunião, foi igualmente aprovada a transferência de quatro mil euros a cada uma das 15 coletividades organizadoras dos Arraiais Populares de 2024. O seu papel, considera a Câmara Municipal de Lisboa (CML), é “determinante nestas festividades, típicas da tradição lisboeta, sendo as grandes dinamizadoras da atividade social e económica das diversas entidades ligadas à vida dos bairros históricos da cidade”.

Este ano, as Marchas apresentam-se pela primeira vez ao público na MEO Arena, a 31 de maio, 1 e 2 de junho. O desfile acontece na Avenida da Liberdade, dia 12 de junho.

As Marchas Populares de Lisboa estão em vias de integrar a Lista do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A recente candidatura é promovida pela Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa, com o apoio da CML.