Cultura

Marchas Populares de Lisboa vão receber apoio extraordinário

Em reunião do executivo de 27 de setembro, foi aprovado por unanimidade um apoio extraordinário de 250 mil euros, distribuídos "em partes iguais" de dez mil euros, por 25 entidades. Na reunião, foi ainda aprovado um voto de pesar pela morte de José Henrique Neto.


De acordo com a proposta 535/2023, "importa continuar a apoiar a atividade das instituições culturais, sociais, desportivas e recreativas que visam mitigar os efeitos da inflação e da conjuntura económica". O apoio, "mantém os pressupostos da deliberação 786/CM/2022", que atribuiu um apoio extraordinário às marchas populares "para poderem fazer face às dificuldades sentidas no âmbito da sua atividade".

São 25, as entidades que organizam as marchas, apoiadas uma vez mais pelo município: Ajuda; Alcântara; Alfama; Alto do Pina; Bairro Alto; Bairro da Boavista; Baixa; Beato; Belém; Bica; Campo de Ourique; Carnide; Castelo; Graça; Lumiar; Madragoa; Marvila; Mouraria; Olivais; Penha de França; Santa Engrácia; São Domingos de Benfica; São Vicente, Marcha dos Mercados; Marcha Infantil.

José Henrique Hermenegildo Neto nasceu a 25 de dezembro de 1955, em Luanda, Angola. Morreu a 24 de setembro de 2023, aos 67 anos.

A Câmara Municipal de Lisboa, reunida a 27 de setembro de 2023, manifesta profundo pesar pela sua morte, e expressa à família e amigos as mais sentidas condolências.

Marionetista, ator, encenador, tradutor e locutor. Viveu na África do Sul onde se iniciou profissionalmente como ator em 1977. Diplomado com Distinção e Prémio de Direção pelo Drama Studio de Londres (1983). Estabeleceu-se em Portugal em 1984. No ano seguinte, trabalhou com Amélia Rey Colaço e esteve ligado à fundação da associação cultural “Marionetas de Lisboa”, momento marcante na história do Teatro de Marionetas.

Com um percurso artístico de 46 anos, esteve ligado a múltiplos projetos e instituições, para além da ligação profunda ao Teatro de Marionetas, também enquanto ator de teatro no Teatro da Garagem. Conhecido como Zé Neto, deu a sua voz à Mensagem do Dia Internacional da Marioneta, difundida em 21 de março de 2022.

Consulte a ata em minuta, da reunião pública de 27 de setembro de 2023.