Parabéns, marchantes de Alcântara
É um dos momentos mais aguardados das Festas de Lisboa, e a tradição não deixou de ser o que era. A partir do fim da tarde, a Avenida da Liberdade foi recebendo os milhares de pessoas que anualmente assistem ao desfile das Marchas, este ano ao som de “O Tejo Afinal” – composição vencedora do concurso Grande Marcha de Lisboa.
De acordo com a organização, a cargo da EGEAC, “a celebração coletiva dos bairros da cidade" – este ano candidatas à lista nacional de património cultural imaterial –, envolveu mais de 1 600 participantes.
Este ano a Dança do Dragão abriu o desfile, evocando os 25 anos da Região Administrativa Especial de Macau. Seguiram-se a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa, a Marcha Infantil “A Voz do Operário”, a Marcha dos Mercados, a Marcha da Santa Casa, e um dos desfiles mais aplaudidos da noite, com a presença dos casais de Santo António.
Resultados do concurso:
- 1.º Marcha de Alcântara
 - 2.º Marcha de Marvila
 - 3.º Marcha de Alfama
 - 4.º Marcha da Bica
 - 5.º Marcha de Carnide
 - 6.º Marcha da Madragoa
 - 7.º Marcha do Alto do Pina
 - 8.º Marcha do Bairro da Boavista
 - 9.º Marcha de São Vicente
 - 10.º Marcha da Penha de França
 - 11.º Marcha do Bairro Alto
 - 12.º Marcha do Castelo
 - 13.º Marcha dos Olivais
 - 14.º Marcha da Graça
 - 15.º Marcha do Lumiar
 - 16.º Marcha da Mouraria
 - 17.º Marcha da Bela Flor-Campolide
 - 18.º Marcha de Santa Engrácia
 - 19.º Marcha da Baixa
 - 20.º Marcha de Belém
 
Equipa da Higiene Urbana é a última a descer a Avenida
Após a exibição das Marchas Populares, foi a vez das nossas equipas desfilarem. Em pouco tempo, mais de 50 mulheres e homens, e 30 viaturas, limparam o local enquanto a cidade festejava o Santo António.
Obrigado, à equipa da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, e aos colaboradores das juntas de freguesia que contribuíram para o sucesso da noite mais esperada das Festas de Lisboa.