Cultura

MUDE inaugura exposição "Para que servem as Coisas?

Através de uma viagem retrospetiva de 1900 a 2020, a exposição procura criar diálogos ao longo do tempo, em 20 núcleos expositivos. De 25 de outubro e 3 de novembro, a entrada no MUDE - Museu do Design será gratuita.

 


Nesta mostra, de longa duração, é possível conhecer a diversidade do acervo do MUDE, que inclui peças de design de produto, moda e gráfico, materiais de cena e joalharia contemporânea, de autores de diferentes gerações e proveniências.

“O design é a transformação entre o criativo e o produto”, referiu Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na inauguração da exposição “Para que servem as Coisas?”.

A mostra, disse, "espelha o crescimento, a diversidade, o valor e a representatividade nacional e internacional deste espólio municipal, constituído por várias coleções e núcleos". Este é, “cada vez mais, um museu dedicado a todas as expressões do design que se dirige a todo o público. Um museu de Lisboa para os que residem ou visitam a cidade”, concluiu Carlos Moedas.

Reaberto em julho deste ano, após um período de oito anos encerrado ao público, o museu continua a ser um ponto de referência cultural em Lisboa.

Para celebrar a inauguração, a 24 de outubro, com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, o MUDE oferece entrada gratuita de 25 de outubro a 3 de novembro.

A entrada é gratuita, permanentemente, para os residentes até aos 23 anos e mais de 65 anos, com o Passe Cultura.