Mural em Lisboa integra missão europeia de ação climática
Cofinanciada pela União Europeia, a iniciativa começou em abril de 2024, com a duração de quatro anos e um orçamento superior a 2 milhões de euros. Lisboa investirá 235 499 mil euros, na promoção de uma participação ativa, inclusiva e justa.
Uma das boas práticas já concretizadas foi o mural pintado como parte da celebração da Hora do Planeta, a 23 de março, na fachada lateral do edifício do Regimento de Sapadores Bombeiros, junto ao mercado de Alvalade.
O projeto DECA visa acelerar a resposta dos governos locais a eventos climáticos extremos, reforçando a cooperação e o planeamento estratégico. Lisboa compromete-se a partilhar boas práticas, capacitar autoridades públicas e monitorizar o seu Contrato Climático 2030, rumo à neutralidade climática.
Neste cenário, oito regiões europeias visam reforçar sinergias com novas abordagens intersectoriais e parcerias criativas, com o objetivo de reforçar o planeamento estratégico e a gestão preventiva, na resposta aos desafios climáticos atuais e futuros, com impacto direto nos ecossistemas “cidade”.
Lisboa compromete-se a:
- Partilhar boas práticas e soluções e fontes de financiamento inovadoras de para adaptar a cidade aos riscos climáticos;
- Reforçar a capacitação conjunta, com 8 autoridades públicas através da formação, transferência de conhecimentos, ideias e soluções de reforço ao compromisso e responsabilização global;
- Priorizar a monitorização do Contrato Climático de Lisboa 2030, premiado pela Comunidade Europeia com o Mission Label, que visa alcançar a neutralidade climática até 2030.
Lisboa, como cidade mentora, continuará a promover a participação ativa de vários setores da sociedade na implementação de sua estratégia de resiliência climática. O projeto DECA é coordenado pela Agência de Energia e Clima de Podravje (Eslovénia), tendo como parceiros a Câmara Municipal de Lisboa, Agência de Energia de Mazovia (Polónia), Agência Regional de Energia de Tartu (Estónia), Conselho de Administração do Condado de Kronoberg (Suécia), Município de Roermond (Países Baixos), Cidade de Ostende (Bélgica), e Província de Treviso (Itália).