Novo espaço de inovação em Saúde abre no Rossio
O novo hub, na Praça Dom Pedro IV, 74 – resultante de uma parceria do município com a AstraZeneca, Linde Saúde, European Longevity Hub e a rede Sítio –, irá desenvolver soluções tecnológicas “que melhorem a vida das pessoas especialmente nos desafios da longevidade e do acesso aos cuidados de saúde”. Além de empresas, juntam-se ao projeto universidades como a Católica e a Nova, ou entidades como a Associação Nacional de Farmácias.
Na apresentação, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, explicou a estratégia de crescimento para os hubs: “não se trata apenas de descentralizar a inovação em Lisboa” através da criação de novos centros, como em Alvalade, Saldanha ou Beato, mas também investir “em áreas onde sabemos que podemos ser competitivos, onde há talento real e empresas de alta qualidade que podemos reunir num só lugar”.
A Saúde, acrescentou, não é uma área onde o município tem responsabilidade direta. Mas, “mesmo sem competência formal, um autarca tem sempre o dever de cuidar dos lisboetas”. O Plano de Saíde 65+, de iniciativa municipal, lembrou, veio facilitar o acesso à saúde e contribuir para a prevenção das doenças através da oferta de um conjunto de serviços de saúde gratuitos.