Economia
Inovação

Novo Unicórnio vai criar 100 postos de trabalho em Lisboa

Upwork terá em Lisboa o primeiro escritório fora dos Estados Unidos. É o 17.º unicórnio a instalar-se na cidade, e vai criar 100 postos de trabalho.


O anúncio foi feito esta quarta-feira, na Web Summit, por Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e pela CEO da Upwork, Hayden Brown. A tecnológica, que liga inteligência artificial, empresas e profissionais de todo o mundo, abrirá o seu primeiro hub internacional no segundo semestre de 2026.

“Estamos confiantes de que Lisboa é um sítio incrível para construir uma equipa”, afirmou Hayden Brown. “O nosso foco é recrutar localmente. Queremos muito ter portugueses no escritório. Sabemos que o talento aqui é incrível e isso foi um fator determinante na nossa decisão”, sublinhou.

Para Carlos Moedas, presidente da CML, a chegada do 17.º unicórnio simboliza o sucesso da estratégia da cidade. “Hoje temos o 17.º unicórnio a chegar a Lisboa. Isto não é apenas sobre unicórnios, é sobre tudo aquilo que eles trazem: emprego, talento e oportunidades”, afirmou.

A Unicorn Factory Lisboa, lançada em 2022, transformou Lisboa num polo de inovação reconhecido internacionalmente, acrescentou Carlos Moedas: “Desde o início deste projeto, 82 empresas tecnológicas instalaram-se em Lisboa, com a criação de mais de 16 mil postos de trabalho.”