Inteligência Artificial em foco na 10.ª edição da Web Summit
A Inteligência Artificial (IA) está no centro das atenções de mais uma edição da Web Summit Lisboa, com sessões dedicadas à robótica, economia digital, recursos humanos e sustentabilidade. Portugal marca presença com 178 startups, selecionadas através do programa Road 2 Web Summit, promovido pela Unicorn Factory Lisboa e pela Startup Portugal.
“Foi aqui, na Web Summit, em 2022, que lançámos a Unicorn Factory Lisboa. Na altura tínhamos muito pouco e hoje temos 16 unicórnios” – (startup avaliada em mais de mil milhões de dólares, que ainda não está cotada em bolsa) – com base em Lisboa, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Temos 82 empresas tecnológicas que vieram para Lisboa e que fizeram a diferença. Estas empresas criaram mais de 16 mil postos de trabalho”, acrescentou Carlos Moedas, na sessão de abertura. Na próxima quarta-feira, revelou, “vamos lançar a 17.ª startup no palco da Web Summit”.
Para o autarca, é importante o “equilíbrio entre crescimento económico e coesão social. Há dois ingredientes que definem uma cidade de sucesso: garantir justiça social, para que Lisboa seja mais do que a capital da inovação, e afirmar a cidade como capital da cultura.”
“Há dez anos, tudo isto começou como um sonho, e hoje a Web Summit é o maior palco do mundo para a tecnologia e a inovação. Na altura, já sentíamos que o mundo estava a mudar rapidamente, mas nada comparado com a velocidade a que muda hoje", afirmou Paddy Cosgrave, fundador da cimeira tecnológica.
Garantida em Lisboa até 2028, a Web Summit posiciona a capital portuguesa como plataforma internacional de talento, criatividade e tecnologia.