Ambiente

Obras no Terminal de Cruzeiros vão reduzir emissão de gases e ruído

Começou a construção de uma subestação para fornecimento de energia elétrica dos navios atracados no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. A obra, a cargo da APL - Administração do Porto de Lisboa, visa reduzir as emissões poluentes e ruído na frente ribeirinha da cidade, reforçando Lisboa como “porto sustentável e competitivo”.


A obra, iniciada a 16 de junho, integra o plano de eletrificação dos terminais da zona oriental do Porto de Lisboa e deverá estar concluída até janeiro de 2027.

O projeto inclui a construção de uma linha subterrânea com 4,4 km, e representa um investimento estimado em 4,27 milhões de euros, a cargo da APL, executado pela E-REDES.

Segundo a APL, esta infraestrutura permitirá que os navios desliguem os motores enquanto estão atracados e passem a utilizar energia elétrica da rede, uma medida que “melhorará a qualidade do ar na frente ribeirinha de Lisboa” e reforçará a competitividade do porto, alinhando-o com as metas europeias de descarbonização.

Esta terça-feira, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, visitou os trabalhos em curso da nova ligação elétrica, que integra o plano mais vasto de alimentação elétrica no Porto de Lisboa.