Skip to main content Skip to page footer
Cultura

Palácio Baldaya continua sob gestão da Junta de Freguesia de Benfica

O novo contrato de delegação de competências entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Benfica, para a gestão e manutenção do “Palácio Baldaya” em 2024 e 2025, foi aprovado por unanimidade, a 9 de julho, na Assembleia Municipal.


A proposta 343/CM/2024 – subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, e pela vereadora da Habitação, Filipa Roseta – autoriza, ainda, a transferência de duzentos e cinco mil euros para a junta de freguesia, em 2024 e 2025.

Desde 2020, assinala o documento, têm sido celebrados contratos bianuais de delegação de competências na freguesia de Benfica para gestão e manutenção do Palácio, assim como a transferência dos necessários recursos financeiros.

No último relatório de execução física e financeira apresentado pela Junta de Freguesia de Benfica, “consta a realização de 192 iniciativas de caráter cultural e de inovação” em 2023, entre as quais, “concertos, peças de teatro, ensaios de grupos e escolas locais, exposições e feiras”, sendo igualmente “expressiva” a utilização da biblioteca e o número de participantes nas atividades organizadas.

Câmara e Junta, consideram, assim, “de interesse mútuo” que a gestão continue a ser “exclusivamente assegurada pela freguesia de Benfica, pelo que pretendem celebrar novo contrato de delegação de competência para os anos de 2024 e 2025”, conclui a proposta.