Plano para Marvila-Beato em discussão pública
A visita guiada percorreu dez locais da área de intervenção, com enquadramento territorial a partir de referências como o Calçada do Duque de Lafões, a Estrada de Marvila, a Árvore da Borracha, o Pátio do Marialva, o Mirante, a Azinhaga dos Alfinetes, o Parque Marquês de Abrantes (Norte e Sul), a Azinhaga da Salgada e o Bairro da Madre de Deus.
A equipa projetista apresentou as principais propostas e esclareceu dúvidas dos participantes, com destaque para o recobrimento da Linha do Norte como uma solução para ultrapassar a atual barreira urbana e criar novas ligações pedonais, incluindo um miradouro com vista sobre o rio Tejo.
A proposta prevê ainda o reforço da permeabilidade do território, com novos percursos e passagens que aproximam a zona alta de Marvila da frente ribeirinha, bem como a concretização de uma via prevista no PDM (Plano Diretor Municipal ) desde 2012, destinada a melhorar a mobilidade local e a integrar soluções de transporte público.
Ao nível do enquadramento paisagístico, foi confirmada a preservação e manutenção de todas as árvores, sobretudo dos ciprestes e das árvores de borracha atualmente presentes no local.
O final da visita guiada teve lugar no bairro da Madre de Deus, onde foi apresentada a proposta de uma nova porta de entrada no parque, com áreas de equipamentos e uma praça contínua ligada ao espaço verde.
Esta intervenção contempla habitação, comércio, serviços e equipamentos sociais e circulação aberta ao público, reforçando a ligação entre Marvila e Beato.
A visita integrou o processo participativo em curso, que prevê novos momentos de esclarecimento e recolha de contributos sobre o futuro desenvolvimento desta área da cidade.