Ambiente
Economia

Prestar contas sobre sustentabilidade é desafio para organizações empresariais

Em mais uma iniciativa do ciclo "Conversas Lisboa Sustentável", promovida pela Câmara de Lisboa, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados destacou a importância que o reporte das questões ambientais, sociais e de governança, vão ter no mundo empresarial.


A inexistência (até ao momento) de métricas que permitam a entidades independentes aferir a fiabilidade e veracidade dos relatórios não financeiros (sobre boas práticas em sustentabilidade) que, em breve, as empresas vão passar a produzir por força da lei, é o grande desafio que se coloca às organizações.

Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, foi a oradora convidada em mais uma iniciativa do ciclo de Conversas Lisboa Sustentável, na Casa do Jardim da Estrela, promovida pela Plataforma Lisboa Empresas Sustentáveis.

Para a representante dos contabilistas, “As empresas vão ter de comunicar com verdade e transparência as suas boas práticas em matéria de sustentabilidade e os contabilistas serão as entidades independentes capazes de aferir a fiabilidade desses documentos. Mas temos de ter métricas para o fazer”, sublinhou.

A Plataforma Lisboa Empresas Sustentáveis é um compromisso para a década 2020-2030, em que as empresas e organizações se comprometem a adotar medidas para o cumprimento das metas de sustentabilidade ESG - Environmental, Social, and Governance (ambientais, sociais e de governança) na cidade.