Projeto educativo de inovação de Lisboa distinguido na Europa
Lançado em 2022, como projeto-piloto, o SEED visa fomentar o espírito empreendedor e inovador entre alunos do 9.º ao 12.º ano, através de atividades práticas como workshops, visitas de estudo, sessões de literacia financeira e acompanhamento de profissionais em contexto de trabalho.
No ano letivo atual, o projeto abrange 12 escolas, 72 turmas e 1 459 estudantes, contando com o apoio de 14 parceiros, incluindo startups, incubadoras, universidades e laboratórios.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, esta distinção “reforça o lugar de Lisboa − distinguida como Capital Europeia da Inovação − no mapa das cidades inovadoras, valorizando a abordagem empreendedora que o SEED oferece a alunos das escolas públicas, promovendo competências de inovação, trabalho em equipa e autonomia”. O autarca acredita que a educação para o empreendedorismo e a tecnologia “fazem realmente a diferença na vida dos nossos jovens e no seu futuro”.
Já o vereador da Economia e Inovação, Diogo Moura, sublinha o impacto positivo do projeto: “A aposta que a cidade tem feito nos jovens e no desenvolvimento do talento e competências, através do SEED, procura tocar positivamente os estudantes e contribuir também para a sua formação, alargando horizontes e consolidando conhecimento.” O responsável destaca ainda a importância da participação no festival europeu: “Ao partilharmos o nosso projeto, estamos também recetivos a conhecer e acolher soluções inovadoras experimentadas por outras cidades. Investir no empreendedorismo jovem não é apenas uma estratégia económica, mas um compromisso com o futuro.”
Portugal destacou-se com o maior número de projetos distinguidos – 23 no total, no Festival URBACTque decorre entre 8 e 10 de abril, em Wroclaw, na Polónia. O encontro reúne cerca de 600 representantes de administrações municipais de toda a Europa, com o objetivo de partilhar experiências e criar redes de colaboração para futuros projetos no âmbito do programa.