Recorde em Lisboa: parceria com Londres atrai mais de 15 mil maratonistas
Na prova masculina, Zablon Chumba, do Quénia (2:07:11 - um novo recorde pessoal), Gadisa Shumie, da Etiópia (2:07:25), e Limenith Yizengaw, da Etiópia (2:08:57), foram os primeiros a cortar a meta no Terreiro do Paço, em Lisboa.
Menos de duas horas e meia após a partida, este ano em Carcavelos, chegaram à meta as três primeiras classificadas da prova feminina: Abebech Bekele, da Etiópia, (2:29:00), Asmare Assefa, da Etiópia (2:29:09), e Rael Kinyara, do Quénia (2:29:22).
André Costa, atleta amador da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, foi o primeiro português a chegar à meta, com o tempo de 2:27:09. Nas mulheres, Sara Urbano, também amadora, foi a primeira a chegar ao Terreiro do Paço, com 2:49:58.
A parceria com Londres “é muito importante”, afirmou Carlos Móia, diretor do Maratona Clube de Portugal, que organiza a prova. “Pela primeira vez na história das maratonas em Portugal temos inscrições à volta das 15 mil pessoas. Tínhamos há anos cerca de sete mil inscritos”, sublinhou.
Já amanhã, domingo, Lisboa volta a receber milhares de atletas, para correr os 21 km da 25.ª edição da Meia-maratona, com partida na Ponte Vasco da Gama.
Esteja atento aos condicionamentos de trânsito em Lisboa.