São Silvestre de Lisboa atinge recorde de 15 mil inscritos
O evento, com partida e chegada na Avenida da Liberdade, e percurso pela zona ribeirinha, reforça a tendência de crescimento contínuo desde a sua criação. Em 18 edições, a corrida já levou mais de 161 000 atletas a correr nas ruas da cidade.
Na apresentação da corrida, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Vasco Anjos, sublinhou a relevância destes eventos para a cidade, considerando que “para além de desportivos, são também eventos culturais, que promovem a cultura desportiva, um dos objetivos estratégicos mais relevantes de Lisboa”.
“Esta prova é um marco cultural e uma tradição das grandes cidades”, acrescentou, que a autarquia apoia, pela “capacidade de envolver milhares de pessoas e de estimular a prática desportiva”.
“O recorde de 15 000 inscritos, aliado aos recordes de 39% de senhoras inscritas e 78 nacionalidades, reflete a confiança neste evento e reforça o nosso compromisso para fazer desta iniciativa um símbolo da capital portuguesa, com expressão a nível mundial”, afirmou Hugo Miguel Sousa, da HMS Sports.
A prova – recentemente certificada pela World Athletics Label Road Races, e organizada pela HMS Sports em parceria com a CML e a EGEAC Lisboa Cultura –, tinha registado 8 000 inscritos em 2013, e voltou a atingir lotação máxima em várias edições recentes, com 14 000 inscritos em 2024 e um recorde de 11 950 classificados a cruzarem a meta nesse ano.