Cidadania
Transparência

Última reunião descentralizada de 2024 dedicada a Arroios e Penha de França

Arroios e Penha de França receberam, pela segunda vez este ano, uma reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa. Assuntos locais, de interesse coletivo e/ou público, convocaram os munícipes das duas freguesias a estarem presentes, no final da tarde de hoje, 12 de dezembro, na Escola Básica Patrício Prazeres, na Penha de França.


Na abertura da reunião, com a intervenção de 20 munícipes, o presidente da Câmara de Lisboa assinalou o trabalho desenvolvido pelo município nas duas freguesias, nomeadamente a Unidade de Saúde Sapadores-Graça, que “vai terminar este mês”, para servir as freguesias de São Vicente e Penha de França, afirmou Carlos Moedas.

O serviço de recolha de resíduos volumosos (monstros) da CML, “funciona de imediato”, assegurou Carlos Moedas. Através do número gratuito 800 910 211, a recolha pode ser agendada sem qualquer custo para os munícipes, evitando situações de insalubridade nas ruas. Em resposta à intervenção de um morador de Arroios, o autarca deixou o apelo aos residentes para que não deixem o lixo de grandes dimensões na rua. A CML tem, desde há algum tempo, “equipas de intervenção rápida” para responder aos pedidos eventuais de recolha de lixo, ou denúncias, acrescentou, por seu lado, o vereador do Ambiente, Ângelo Pereira.

Em Arroios, existem mais de 500 lojas de venda de bebidas, em cerca de 200 ruas. O número foi apresentado por um morador da freguesia, que deixou à câmara um pedido de intervenção no sentido do cumprimento das normas de ruído e do cumprimento de horários.

O projeto de regulamento de horários avançou com a consulta pública, disse Carlos Moedas, e “vai ser levado rapidamente a reunião de câmara”. Lisboa, sublinhou, “não pode ter zonas em que tudo funciona durante 24 horas”. As lojas de conveniência “não podem vender álcool”, e a redução de horários é outra medida a aplicar, explicou o autarca.

A Higiene Urbana foi um tema transversal a grande parte das intervenções, nomeadamente o atraso na distribuição de contentores, identificado por um morador. A Câmara, informou o diretor Municipal da Higiene Urbana, “está a fazer entrega de contentores”, apesar de haver algum “atraso nos fornecedores”, que “estará solucionada no máximo dentro de um mês”.

Na reunião de 11 de dezembro, lembrou ainda este responsável, a câmara aprovou a “aquisição por lotes de contentores para deposição de resíduos urbanos”: a proposta, aprovada por unanimidade, autoriza um concurso público por lotes de contentores com as capacidades de 120 litros; 240 ; 360 ; 660; 1 100 e 2 500 litros (tipo ecoponto), num valor superior a 3,2 milhões de euros, para os anos de 2025, 2026 e 2027.

Jogos de Lisboa vão regressar

“O que aconteceu aos Jogos de Lisboa?”. A pergunta foi lançada pelo representante do Clube Desportivo Escolar Camões, uma referência nacional do andebol, desde a década de 1980.

“Os Jogos de Lisboa vão retomar no início de 2025”, revelou Ângelo Pereira, vereador do Desporto. “Vamos apresentar a nova geração dos Jogos”, com o “grande envolvimento” dos clubes e das juntas de freguesia, salientou.

Aos munícipes presentes, e representantes do movimento associativo, como a Associação Fidalgos da Penha e o Clube Atlético de Arroios, a câmara deixou o compromisso de acompanhamento das questões apontadas, sobretudo relacionadas com higiene urbana, iluminação pública, passadeiras, estacionamento, ruído noturno e segurança.

No final, de acordo com o modelo das reuniões descentralizadas, as presidentes das juntas de freguesia de Arroios, Madalena Natividade, e da Penha de França, Sofia Oliveira Dias, e os vereadores das diversas forças políticas, pronunciaram-se sobre as questões colocadas pelo público.

Assista ao vídeo integral da reunião.