Instalado num dos exemplos mais representativos da arquitetura civil da Lisboa renascentista, o Museu de Lisboa - Casa dos Bicos apresenta uma área de exposição de longa duração que inclui ruínas arqueológicas com vestígios de diversas épocas, alguns com 2000 anos.
Programação
Mostra de dados inéditos sobre a evolução ocupacional do sítio entre o período romano e a atualidade
Através da musealização de algumas estruturas arqueológicas encontradas em diversas campanhas realizadas neste espaço desde 1981, a exposição apresenta dados inéditos sobre a evolução ocupacional do sítio, permitindo conhecer diversas fases da evolução desta parcela da frente ribeirinha, entre o período romano e a atualidade.
Da cidade romana de Olisipo, são revelados vestígios de uma unidade fabril de preparados e condimentos de peixe, instalada provavelmente no séc. I d.C. junto à praia fluvial.
Um troço de muralha e torre de planta semicircular documenta igualmente o reforço defensivo que as cidades romanas sofreram a partir do final do séc. III e, através de outros vestígios arqueológicos, evidencia-se que, neste local, o traçado da muralha medieval integrou a antiga muralha romana.
Mais informação: página do evento
Uma casa com 500 anos
Situada junto ao Tejo, a Casa dos Bicos é um dos mais notáveis exemplos da arquitetura civil do século XVI. Mandada construir por Brás de Albuquerque por volta de 1522, este edifício testemunhou diferentes épocas e usos; e guarda, no seu Núcleo Arqueológico, vestígios desde a ocupação romana até à atualidade.
Nesta visita, os participantes vão explorar a história da casa e da cidade, descobrindo os segredos escondidos por trás das suas pedras em forma de pontas de diamante ou “bicos”.
Público-alvo: maiores de 10 anos
Duração: 90 minutos
Mais informação: página do evento
Lisboa muçulmana
Percurso do núcleo arqueológico da Casa dos Bicos às portas do Castelo de São Jorge para dar a conhecer Al Uxbuna.
Entre ruelas labirínticas, pequenos pátios, fontes e miradouros, descobrem-se vestígios da Lisboa islâmica, da sua cerca e da sua medina.
Público-alvo: maiores de 12 anos
Duração: 150 minutos
Parceiro: Castelo São Jorge (Lisboa Cultura)
Mais informação: página do evento