Mandada construir, entre 1521-1523, por Brás de Albuquerque, a fachada da Casa dos Bicos é Monumento Nacional e exemplar único em Portugal.
Foi denominada ''Casa dos Diamantes'' pela sua fachada, revestida por fiadas contínuas de pedras cortadas em pirâmide, à semelhança de pontas de diamante, e colocadas de forma desencontrada, de inspiração italiana.
Instalado num dos exemplos mais representativos da arquitetura civil da Lisboa renascentista, o Museu de Lisboa - Casa dos Bicos apresenta uma área de exposição de longa duração que inclui ruínas arqueológicas com vestígios de diversas épocas, alguns com 2000 anos.
Programação
Quem é quem nesta casa?
Inspirada no famoso jogo “Quem é Quem?”, esta oficina convida os participantes a tornarem-se arqueólogos, para explorar os vestígios encontrados no Museu de Lisboa - Casa dos Bicos e descobrir as pessoas que habitaram ou passaram por este lugar ao longo dos séculos, de comerciantes romanos a nobres renascentistas.
Através de pistas visuais, perguntas estratégicas e muita observação, os jogadores vão eliminando hipóteses e reconstruindo identidades. No final, a arqueologia transforma-se num verdadeiro jogo de lógica, memória e dedução. Preparado para descobrir… quem é quem nesta casa?
Público-alvo: maiores de 8 anos
Duração: 75 minutos
Mais informação: página do evento
Uma casa com 500 anos
Situada junto ao Tejo, a Casa dos Bicos é um dos mais notáveis exemplos da arquitetura civil do século XVI. Mandada construir por Brás de Albuquerque por volta de 1522, este edifício testemunhou diferentes épocas e usos; e guarda, no seu Núcleo Arqueológico, vestígios desde a ocupação romana até à atualidade.
Nesta visita, os participantes vão explorar a história da casa e da cidade, descobrindo os segredos escondidos por trás das suas pedras em forma de pontas de diamante ou “bicos”.
Público-alvo: maiores de 10 anos
Duração: 75 minutos
Mais informação: página do evento
Eventos Terminados
Lisboa muçulmana
Percurso do núcleo arqueológico da Casa dos Bicos às portas do Castelo de São Jorge para dar a conhecer Al Uxbuna.
Entre ruelas labirínticas, pequenos pátios, fontes e miradouros, descobrem-se vestígios da Lisboa islâmica, da sua cerca e da sua medina.
Público-alvo: maiores de 12 anos
Duração: 150 minutos
Parceiro: Castelo São Jorge (Lisboa Cultura)
Mais informação: página do evento