Destaque para as visitas orientadas O santo mais querido de Lisboa uma visita para melhor conhecer um dos santos mais populares do mundo e a cidade que o viu nascer.
Para mais detalhes, consulte a programação.
Localizado na zona histórica, junto à Igreja de Santo António, próximo da Sé, o Museu de Lisboa - Santo António dá a conhecer a figura do santo padroeiro de Lisboa, destacando a sua relação com a cidade, onde nasceu e viveu até aos 20 anos.
Programação
O santo mais querido de Lisboa
Mais do que uma figura religiosa, Santo António é um símbolo profundamente enraizado na identidade cultural e afetiva de Lisboa.
Descubra a vida e o legado daquele que é um dos santos mais populares do mundo e que nasceu junto à Sé.
Através de objetos, imagens, tradições esta visita está pensada para quem quer conhecer melhor o santo, mas também a cidade que o viu nascer e que continua a celebrá-lo com tanta devoção.
Datas e horário: dias 17 de janeiro e 14 de março às 11:00
Público-alvo: maiores de 10 anos
Duração: 75 minutos
Mais informação: página do evento
Chapéus há muitos Carnaval 2026
Pelas ruas de Lisboa, na Idade Média, ninguém andava de cabeça descoberta! Lenços, boinas, usados para o trabalho, para a festa, para a vida na corte… eram muitas as formas e feitios deste adereço!
Público-alvo: maiores de 4 anos
Duração: 90 minutos
Mais informação: página do evento
O ano em livro. O Almanaque de Santo António
O Museu de Lisboa - Santo António apresenta a exposição temporária que percorre a história de um almanaque publicado de forma ininterrupta desde 1899 até aos dias de hoje.
Ao longo dos anos, este singular formato editorial reuniu devoção, cultura popular, saberes científicos e literatura, tornando-se um verdadeiro reflexo da vida quotidiana e dos costumes em Portugal. Os visitantes poderão explorar a diversidade de conteúdos que marcam cada edição: calendários, festas, conselhos agrícolas, provérbios, charadas, crónicas, poesia e iconografia.
A exposição revela como estes livros acompanham gerações, revelando a relação entre religião, sociedade e cultura.
Além do valor histórico, a exposição evidencia a importância editorial e do design gráfico do Almanaque de Santo António, uma publicação que atravessa 128 anos e três séculos, ajudando a organizar o ciclo anual do dia a dia de gerações.
Comissariada por Ernesto Rodrigues.
Inauguração dia 12 de março entre as 18:30 e as 19:30.
Aberto ao público em geral com entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Horário: terça a domingo das 10:00 às 18:00
O meu primeiro Santo António
De cabeça para baixo, de pernas para o ar… ou com um toque completamente inesperado? Aqui, a imaginação é quem manda!
Nesta visita-oficina, os participantes são convidados a explorar tradições, brincar com formas e reinventar o icónico Santo António à sua maneira. Para mãos pequenas e imaginação sem fim, cada um dará vida à sua própria versão desta figura tão lisboeta, pronta para ser levada para casa e fazer parte de novas histórias.
Público-alvo: maiores de 6 anos
Duração: 75 minutos
Mais informação: página do evento