Santo António

Destaque para as visitas guiadas A Lisboa de Santo António com início na casa onde nasceu o Santo.
Para mais detalhes, consulte a programação.
Localizado na zona histórica, junto à Igreja de Santo António, próximo da Sé, o Museu de Lisboa - Santo António dá a conhecer a figura do santo padroeiro de Lisboa, destacando a sua relação com a cidade, onde nasceu e viveu até aos 20 anos.
Programação
A Lisboa de Santo António
Com início na casa onde nasceu e que, cruzando a zona oriental da cidade, culmina na Ermida de Nossa Senhora da Assunção, no Vale de Santo António. No caminho, visitam-se o acesso à torre e a pia batismal da Sé de Lisboa, o Mosteiro de São Vicente de Fora, entre outros locais relacionados com a vivência de Santo António em Lisboa.
Datas:
10 de maio às 11:00
12 de julho às 11:00
13 de setembro às 11:00
8 de novembro às 11:00
Público-alvo: a partir de 12 anos
Duração: 90 min.
Mais informação: página do evento
Os Milagres de Santo António
Dramatização de alguns dos mais conhecidos milagres do célebre santo através da narração de textos onde são descritos os milagres atribuídos a Santo António.
O encenador, dramaturgo e intérprete André Murraças recorre a uma mesa com poucos objetos para ilustrar o que é dito.
A cura de um menino paralítico, o homem salvo de um esmagamento ou o ressuscitar de um morto são algumas das histórias milagrosas retratadas neste pequeno espetáculo que integra ainda magia e efeitos especiais. Esta é uma forma do público conhecer um pouco mais da história desta figura, num espetáculo com uma proximidade intimista e representado dentro do espaço expositivo do Museu de Lisboa - Santo António, em Lisboa.
Encenação e dramaturgia André Murraças
Público-alvo: a partir de 12 anos
Mais informação: página do evento
Foi castigo?
Este percurso, desenhado à volta do Museu Lisboa - Santo António, leva-nos a revisitar e redescobrir algumas igrejas afetadas pelo terramoto de 1 de novembro de 1755. Algumas foram reabilitadas e hoje estão à disposição de todos, outras desapareceram definitivamente! Terá sido castigo?
Público-alvo: a partir de 10 anos
Duração: 120 min.
Mais informação: página do evento
Bárbara – O poder da fé
A exposição tem como referência a Festa de Santa Bárbara, uma das celebrações mais populares da cidade de Salvador, primeira capital do Brasil, que foi sofrendo transformações ao longo de mais de três séculos.
A mostra reúne fotografias, vídeos e um conjunto de peças que revelam o legado cultural partilhado entre Brasil e Portugal.
A essência da Festa de Santa Bárbara é retratada através das lentes dos fotógrafos Adenor Gondim, Elói Correia, Lúcia Correia Lima, Manu Dias e Margarida Neide.
Coordenação geral de Shirley Pinheiro
Curadoria de Adelina Rebouças
Produção executiva de Antonio Moreno
Esta exposição faz parte do projeto Vermelho de Fé: Circulação Cultural entre Bahia e Portugal.
Inauguração: 4 de novembro às 18:30
Mais informação: página do evento
O meu primeiro Santo António
Aqui, a imaginação é quem manda! Nesta visita-oficina, os participantes são convidados a explorar tradições, brincar com formas e reinventar o icónico Santo António à sua maneira. Nesta oficina para mãos pequenas e imaginação sem fim, cada um dará vida à sua própria versão desta figura tão lisboeta, pronta para ser levada para casa e fazer parte de novas histórias.
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 75 min.
Mais informação: página do evento
Museólogo por um dia
Nesta oficina pensada para jovens curiosos, vais assumir o papel de museólogo e conhecer os bastidores do mundo dos museus. Vais aprender a identificar, registar e proteger peças, explorar diferentes formas de contar histórias através de objetos e montar a tua própria exposição temática.
Uma experiência prática, criativa e cheia de descobertas sobre património, cultura e memória.
Público-alvo: a partir de 8 anos
Duração: 90 min.
A Lisboa de Santo António
Os Milagres de Santo António
Foi castigo?
Bárbara – O poder da fé
O meu primeiro Santo António
Museólogo por um dia