Palácio Pimenta

Em abril destaque para a exposição temporária O Palácio da Cidade de Keil do Amaral.
Para mais detalhes, consulte a programação.
O Palácio Pimenta, sede do Museu de Lisboa, é um palácio de veraneio do século XVIII, enquadrado pelo que resta de uma antiga quinta senhorial. Para além da exposição de longa duração, que dá a conhecer a evolução da cidade desde a pré-história até ao final do século XX, possui duas áreas de exposições temporárias (Pavilhão Preto e Sala dos Fundos), centro de documentação e jardins.
Programação
Exposição permanente
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Após um longo processo de remodelação do edifício, a reabertura do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, para visitar na sua totalidade, aconteceu a 12 de setembro de 2024.
Nas 11 salas renovadas, no primeiro piso da exposição permanente, alargam-se agora os horizontes geográficos e cronológicos da história da cidade, mostrando a sua evolução urbanística, social e cultural, desde o século XVII até ao final do século XX, com o Parque das Nações.
Através de obras tão variadas como maquetas, gravuras, pinturas, fotografias, mobiliário, cerâmica e azulejos, testemunhos de uma história de que alguns ainda têm memória, são contados novos capítulos de uma narrativa sempre em construção, sobre a evolução desta cidade, uma das capitais mais antigas da Europa, que todos os dias se transforma por quem a habita e visita.
Mais informação: website Museu de Lisboa
O Palácio da Cidade de Keil do Amaral
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
A obra de Francisco Keil do Amaral (1910-1975) liga-se profundamente com Lisboa e com a instalação do Museu da Cidade (hoje Museu de Lisboa) no Palácio Pimenta. Ao longo de 27 anos, o arquiteto idealizou quatro propostas para a construção de um Palácio da Cidade para coroar o topo do Alto do Parque Eduardo VII.
Quando passam 50 anos da sua morte, esta exposição mostra aspetos menos conhecidos desses projetos que, apesar de nunca terem saído do papel, são reveladores da sua evolução enquanto arquiteto e do pensamento urbanístico desenvolvido sobre o Alto do Parque Eduardo VII.
Arquiteto municipal durante uma década (1938-1947) e por conta própria depois disso, o autor desenvolveu vários projetos que mudaram a face da cidade e lhe conferiram marcas de modernidade e de monumentalidade, ainda hoje presentes.
Com recurso a objetos do Museu de Lisboa, do Arquivo Municipal de Lisboa e do Gabinete de Estudos Olisiponenses, esta exposição destaca também a constante relação que existiu entre diferentes arquitetos e os projetos também nunca concretizados para o prolongamento da Avenida da Liberdade, para o Palácio da Justiça e para ampliação doa área expositiva do Palácio Pimenta – uma longa ambição de várias gerações de dirigentes do Museu da Cidade e do atual Museu de Lisboa.
Inauguração: 3 de abril às 18:00 (com entrada gratuita)
Mais informação: página do evento
Rumo a Lisboa
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Munidos de passaporte e de caderno em punho, os mais jovens percorrem o Palácio Pimenta em busca do que há de mais caraterístico em Lisboa, entre lugares, sons, cheiros e sabores e identificando alguns dos momentos mais marcantes da sua história. Para apoiar esta descoberta, duas curiosas personagens escondem-se nos corredores e salas do Museu.
Público-alvo: a partir dos 6 anos
Duração: 75 min.
Mais informação: página do evento
Férias da Páscoa no Museu
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
75 anos depois desta frase ficar inscrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos, será que se aplica, de facto, no dia a dia?
Pensar os valores fundamentais da igualdade, da liberdade e da solidariedade, olhar para as mais variadas formas que o preconceito ainda assume em situações banais do nosso quotidiano é o ponto de partida para estas oficinas e prática teatral.
Com recurso à Declaração Universal dos Direitos Humanos e às histórias que nos contam muitas das peças da coleção do Museu, vamos sensibilizar as crianças e os jovens para o exercício de uma cidadania defensora dos direitos humanos e promotora da inclusão, combatendo quaisquer formas de racismo e discriminação.
No final, pretende-se apoiar os jovens na definição de estratégias específicas para identificação de práticas de prevenção e combate à discriminação racial nos vários espaços e tempos da sua vida, através da elaboração de um pequeno manual antirracista. Porque este é um combate diário e de todos.
Participação: marcação prévia para o e-mail reservas@museudelisboa.pt
Público-alvo: crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos
Notas:
- Os participantes devem trazer almoço e dois lanches, manhã e tarde.
- O almoço não pode ser aquecido, deverá ser piquenique.
- Recomenda-se o uso de roupa e calçado confortáveis, uso de chapéu e casaco nas atividades de exterior.
Mais informação: página do evento
O museu fora do armário
Palácio Pimenta
Esta visita orientada, à exposição permanente do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, propõe uma leitura queer das coleções dos museus portugueses. André Murraças oferece uma interpretação alternativa de alguns artefatos, documentos e obras de arte que podem ilustrar uma outra história: a história queer de Lisboa.
Programa:
Dia 10 de maio às 11:00 ESGOTADO
Dia 28 de setembro às 11:00
Dia 9 de novembro às 15:00
Público-alvo: a partir de 12 anos
Duração: 90 minutos
Mais informação: página do evento