
Destaque para a exposição O barro azul de Lisboa de Faianças da coleção do Museu de Lisboa – Teatro Romano,
Para mais detalhes, consulte a programação.
Este núcleo revela um dos mais importantes monumentos da antiga cidade romana de Felicitas Iulia Olisipo: o seu teatro, do século I d.C. Para além do campo arqueológico compreende uma área de exposição de longa duração instalada em dois edifícios de distintas épocas, que acolhe simultaneamente exposições temporárias, e apresenta uma programação mensal.
Programação
Os mitos da Antiguidade Clássica em pop-up
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Fascinado pela riqueza simbólica e intemporal dos mitos da Antiguidade, o artista italiano António Nicòlo Zito convida os participantes destas oficinas a dar uma nova vida a seis mitos. Unindo tradição e inovação, António Nicòlo Zito estabelece uma ponte entre passado e presente, transformando histórias antigas em experiências dinâmicas e acessíveis.
Cada sessão se debruça sobre a história de uma figura mitológica diferente, que é reinterpretada e materializada em livros com imagens pop-up, construídos por toda a família.
Programa:
10 de maio - Medusa;
24 de maio - Scilla;
7 de junho - Colapesce;
21 de junho - O rapto de Perséfone por Hades;
12 de julho - O Minotauro;
19 de julho - Rómulo e Remo Rómulo.
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 90 min.
Mais informação: página do evento
O barro azul de Lisboa
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Em 1755, um violento terramoto arrasou Lisboa e criou um antes e um depois no registo arqueológico, guardando sob os seus escombros testemunhos e vivências da cidade dos séculos XVI, XVII e XVIII. A coleção de faiança do Museu de Lisboa - Teatro Romano, muito homogénea, é a expressão clara do cataclismo. O caraterístico vidrado branco e azul transformou-se num vidrado negro que mimetiza a cor do incêndio, conferindo a estas faianças um aspeto muito distinto das peças provenientes de outros locais. Estas diferenças são visíveis no confronto entre os conjuntos que se apresentam nesta exposição temporária.
Organizada em três núcleos – Casa de Fresco, piso intermédio do museu e área arqueológica do piso inferior –, em cada um destes locais aborda-se uma vertente do tema: a predileção da época pela faiança e a ostentação de riqueza; a origens e caraterísticas da faiança; as marcas do incêndio nas peças e os respetivos contextos arqueológicos.
Inauguração: 15 de maio às 18:00
Quando o objeto transcende a função
Museu de Lisboa - Teatro Romano
de Antoine Breton
As cadeiras criadas por Antoine Breton vão muito além da sua função. São peças únicas que partem de modelos rígidos, interligados em desafios de equilíbrio. São planos concetuais que se transformam em esculturas orgânicas e onde a montagem ultrapassa a necessidade técnica. Estas cadeiras, diferentes, distintas, belas no seu material rígido, simbolizam, no sítio arqueológico do teatro romano, as cadeiras do poder, da encenação, do espetáculo e da propaganda. O local que agora ocupam era, em época romana, designado por proedria: largos degraus onde se colocavam cadeiras de aparato, aguardando a elite citadina.
Sobre o artista
Antoine Breton fundou recentemente a Obra Studio, um gabinete de design de móveis e arquitetura de interiores. O projeto nasceu de uma viagem itinerante pela estrada Pan-americana, na América Central, criando soluções em projetos específicos de design especialmente destinados a ecolodges. De regresso a França, seu país de origem, a marca passou a oferecer uma nova linha de móveis neo-industriais destinados ao setor do turismo e móveis sob medida para showrooms privados da indústria da moda. Por razões éticas e ecológicas, procurou um parceiro europeu para a produção de algumas coleções, razão pela qual se mudou para Portugal. Desde então trabalha com artesãos locais procurando experimentar novas ideias.
Horário: de 3.ª feira a domingo, das 10:00 às 18:00
Entrada livre
Mais informação: página do evento
Maria João Matos e Yuri Daniel - Hora de Baco
Em agosto, o encontro é entre a voz de Maria João Matos e o baixo de Yuri Daniel.
Maria João Matos leva ao palco a sua paixão pelo jazz e pela vida e ao seu lado estará Yuri Daniel, conceituado baixista brasileiro radicado em Portugal desde os anos 80.
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 120 minutos
Parceiro: Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões
Mais informação: página do evento
Uma casa seiscentista escondida no Teatro Romano
Museu de Lisboa - Teatro Romano
No âmbito da exposição temporária O Barro Azul de Lisboa, visitamos o sítio arqueológico incorporado dentro do Museu de Lisboa - Teatro Romano e descobrimos como era a vida doméstica de outros tempos, através de uma casa seiscentista colocada a descoberto durante escavações arqueológicas.
O objetivo é dar a conhecer ao público a existência de uma habitação do séc. XVII, que ficou destruída com a catástrofe de 1 de novembro de 1755. Em particular, destaca-se a presença de vários fragmentos de faiança aí encontrados que ajudam a compreender o local antes e após o fatídico dia que marcou para sempre a cidade de Lisboa e os seus habitantes.
Mais informação: página do evento
Do Local ao Global, do Original ao Adaptado
Museu de Lisboa - Teatro Romano
A faiança portuguesa constitui uma linguagem estética dinâmica, construída a partir da contínua adoção e adaptação de referências externas. Mais do que ser apenas apropriada por outras culturas, é a própria faiança que se constitui como artefacto híbrido – resultado de diálogos visuais com o Oriente, a Europa e o mundo colonial.
Nesta perspetiva, a faiança emerge como sujeito ativo na configuração de um gosto global, apropriando formas, motivos e técnicas que reinterpreta e reintegra no seu léxico visual. Ao seguir o percurso da faiança do local ao global, questiona-se a própria noção de originalidade, propondo-se uma estética da circulação e da transformação. A faiança, enquanto linguagem estética de consumo, revela-se como campo de negociação cultural, onde o belo, o útil e o simbólico se entrelaçam na construção de objetos que expressam que representam uma sociedade global e cosmopolita.
Por Tânia Casimiro (Universidade de Stirling)
Público-alvo: a partir dos 12 anos
Duração: 60 minutos
Mais informação: página do evento
Open House Arqueologia
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Permitir a fruição da nossa história, ver de perto antigos vestígios que ficaram aprisionados no solo e olhar o passado de perto, constitui o grande atrativo desta iniciativa que o Museu de Lisboa - Teatro Romano leva a cabo pela quarta vez.
Após o sucesso das edições anteriores, com quase todas as visitas esgotadas, o Museu de Lisboa - Teatro Romano voltou a aumentar o número de sítios que aderem a esta iniciativa e abrem as suas portas nesta ocasião especial, numa oportunidade única para descobrir 53 espaços com vestígios arqueológicos, desde Belém ao Beato, com alguns dos locais a raramente poderem ser visitados pelo público. Casas particulares, parques de estacionamento, hotéis e museus revelam, num único fim de semana, o que muito poucas pessoas conhecem.
Mais informação: página do evento
Concerto Pedagógico - Os Músicos do Tejo
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, Os Músicos do Tejo têm desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. O seu trabalho tem sido orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras do património musical português inéditas ou pouco acessíveis, mas também desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, com vista a refletir criativamente sobre a música e o seu papel na sociedade de hoje.
Duração: 60 minutos
Mais informação: página do evento
Sessão de desenho
Museu de Lisboa - Teatro Romano
O Lisbon Drawing Club é uma comunidade de amantes do desenho de modelo vivo que se encontram regularmente para desenhar e conviver. Com base nos princípios de Comunidade, Inclusão, Prática e Diversão, organizam desde maio de 2021 encontros semanais em diferentes locais culturais/sociais de Lisboa. Interessam-se por trabalhar com uma diversidade de modelos que espelhem a riqueza do nosso património social e estimulem uma prática de empatia, trabalhando com uma pluralidade de corpos, gestos e identidades representados por modelos profissionais, artistas, grupos folclóricos, migrantes, pessoas LGBTQI+, séniores, habitantes de diferentes bairros e outros. Organizam mensalmente aulas de desenho (Masterclasses) com artistas convidados.
Coletivo atualmente composto por: Lígia Fernandes (PT), Nicole Sánchez (PT), Marianne Maina (FR), Susanne Malorny (DE), Rita Dias (PT), Joana Leal (PT), Simone Lackner (AT), Greg Hannan (UK), Daniela Viçoso (PT), Rita Bourbon (PT).
Mais informação: página do evento
Paulo Tato Marinho no Dia Mundial da Música
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Os músicos eram elementos fundamentais das representações cénicas e os seus instrumentos permaneceram até aos nossos dias. Com Paulo Tato Marinho descobrimos novas sonoridades e percebemos a evolução de alguns instrumentos musicais.
Público-alvo: a partir dos 6 anos
Duração: 60 minutos
Mais informação: página do evento
Cerâmica com Carolina Andrade
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Especialmente dirigida a famílias e ao público em geral, não serão só as crianças que terão o prazer de colocar as «mãos na massa» durante esta oficina criada no âmbito da exposição temporária O Barro Azul de Lisboa.
Duração: 90 minutos
Mais informação: página do evento
Celebrar o pão - a Cerealia
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Com um show cooking e muita alegria fazemos uma viagem no tempo.
Mais informação: Website Museu de Lisboa - Teatro Romano
O Banquete
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Neste banquete, as posturas sobre o amor expostas por cada filósofo foram transformadas em pequenas e delirantes cenas teatrais. Escolhemos músicas de amor e cantamos enquanto comemos e bebemos. Tudo isto é O Banquete, um delicioso jogo teatral criado pelo Laboratório de Criação Teatral. Um lugar onde se investiga, se experimenta e se tenta encontrar caminhos e soluções.
Ficha técnica:
Encenação: Claudio HochmanApoio técnico: Rui Garcia
Preparação Vocal: Célia Teixeira
Interpretação: Afonso Ruivo Cardoso, Susana Gomes da Silva, Mariana Robert Preto, Margarida Neves, Ana Rita Boinas, Manuel Oom, Noémia Boinas, Carlota Blanc, Graça Flores, Catarina Melo, Luisa Vasconcelos, Daniela Pereira, Trago Galrito, Sofia Vale, Sofia Leão, Rosa Leão, Alice Laurentino, Antonio Leão, Manuel Venade, Raquel Vargas Moniz
Mais informação: Website Museu de Lisboa - Teatro Romano
Eventos Terminados
Elisabetta Marcora, André Parafina, Marian Yanchyk - Hora de Baco
Elisabetta Marcora (voz), André Parafina (guitarra) e Marian Yanchyk (violino) celebram, sem fronteiras, a riqueza e a diversidade das músicas tradicionais do mundo.
Músicas do Mediterrâneo e do Norte da África, com mistura das influências do Fado, da Milonga e das Chulas, numa procura constante pela simbiose entre a tradição e a inovação, serão o elo das diversas sonoridades que ecoarão neste concerto pelo Museu de Lisboa - Teatro Romano.
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 120 minutos
Mais informação: página do evento
Clitemnestra
Esta versão musical de Clitemnestra apresenta uma tragicomédia que mistura humor e tragédia com leveza e intensidade.
Três atrizes cantoras, diferentes entre si, dão corpo e voz a 28 personagens, cantando a capella e explorando a versatilidade da interpretação, com o apoio das máscaras criadas por Carlota Blanc.
Dramaturgia e encenação Claudio Hochman
Interpretação Patrícia Modesto, Ana Marta Kaufmann e Sofia Leão
Horário: quarta a sábado às 21:00
Público-alvo: a partir de 12 anos
Duração: 60 min.
Mais informação: página do evento
O acordeão é muito fixe
Este concerto traduz-se num momento musical educativo, tendo como intérpretes crianças/jovens estudantes de acordeão com idade até aos 12 anos.
O mote primordial do evento é dar a conhecer o acordeão atual a pequenos e graúdos, num ambiente que se espera muito genuíno.
Este tipo de concerto é organizado por Paulo Jorge Ferreira, acordeonista que tem por objetivo a promoção do acordeão erudito.
Concerto promovido pela Associação Folefest.
Público-alvo: a partir de 6 anos
Fragmentos e formas
A multiplicação de intervenções arqueológicas no território de Lisboa tem permitido avolumar de forma substancial os conjuntos de dados disponíveis, promovendo novas leituras de realidades passadas.
Neste sentido, apresenta-se um contributo para futuras discussões através da seriação de peças recuperadas em trabalhos recentes arqueológicos em diversos pontos da cidade.
Com Artur Rocha (arqueólogo)
Público-alvo: a partir de 12 anos
Duração: 60 min.
Mais informação: página do evento
Uma casa seiscentista escondida no Teatro Romano
Visita orientada com o objetivo de dar a conhecer ao público a existência de uma habitação do séc. XVII, descoberta durante escavações arqueológicas, que ficou destruída com a catástrofe de 1 de novembro de 1755.
Destaque para a presença de vários fragmentos de faiança encontrados que ajudam a compreender o local antes e após o fatídico dia que marcou para sempre a cidade de Lisboa e os seus habitantes.
No âmbito da exposição temporária O Barro Azul de Lisboa, visitamos o sítio arqueológico incorporado dentro do Museu de Lisboa - Teatro Romano.
Público-alvo: Famílias
Duração: 45 min.
Mais informação: página do evento
O Quebra-Nozes: Um Balé de Vegetais
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Uma obra emblemática do bailado no palco das marionetas, com uma coreografia inovadora baseada no potencial destes bailarinos únicos, feitos de plantas e cheios de vitaminas!
Daria Gosteva e Anastazie Dobrodinska (Borshch Group, Chéquia)
Encenação e cenografia Daria Gosteva
Coreografia dos vegetais Anastazie Dobrodinska, Daria Gosteva
Música Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Arcangelo Corelli
Saiba mais sobre o FIMFA Lx25
Horários: às 16:30 e às 18:00
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 30 min.
Mais informação: página do evento
Cristina Clara & Pedro Loch - Hora de Baco
Maio termina com a cantora Cristina Clara e o guitarrista Pedro Loch.
Cristina Clara, cantora e autora, tem como foco expandir a sua linguagem musical e poética e promover diálogos por vezes improváveis através da música.
Pedro Loch, com um estilo rítmico e uma sonoridade fortemente identitária, tem composições que mesclam linguagens da música popular e erudita, colecionando já uma obra diversificada dentro dos géneros da música brasileira e do jazz, aventurando-se assiduamente noutros domínios da música tradicional argentina, portuguesa ou cabo-verdiana.
Participação: limitada à capacidade da sala
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 90 min.
Mais informação: página do evento
Parceiro: Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões
Fio à Meada - Hora de Baco
Grupo Fio à Meada, formado apenas por mulheres que cantam e reinterpretam música tradicional portuguesa.
Criado, em 2017, do gosto pela tradição oral e da busca pelo resgatar de uma cultura antiga, procurando-se, através de um coro de vozes femininas, fazer escutar a paixão pela música tradicional interpretada na atualidade.
Participação: sujeita à capacidade do espaço
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 120 min.
Mais informação: página do evento
Parceiro: Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões
O mito de Scilla em pop-up
Através da construção de livros com imagens pop-up, António Nicòlo Zito reinterpreta a mitologia, de maneira visual e interativa, enquanto promove a sustentabilidade pelo recurso à reciclagem de materiais do dia a dia. Unindo tradição e inovação, o artista estabelece uma ponte entre passado e presente, transformando histórias antigas em experiências dinâmicas e acessíveis. Uma forma diferente de abordar estas narrativas intemporais através de livros e da encenação.
Para conquistar o amor de Scilla, Glauco pediu ajuda à feiticeira Circe, mas esta, apaixonada por ele, decidiu punir Scilla. Com um feitiço, transformou-a num monstro marinho aterrorizante, com múltiplas cabeças e um apetite insaciável por marinheiros.
Público-alvo: famílias com crianças a partir de 6 anos
Duração: 90 min.
Mais informação: página do evento
A Balada de Herculano Mercês
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Uma obra sobre um dos maiores mestres das danças de salão da década de 1830 em Lisboa, de Aristóteles Kandimba. Publicado em 2021, é a 1.ª parte de uma trilogia de Narrativas Versadas sobre a Presença Histórica Africana em Portugal.
Participação: entrada livre, sujeita à lotação do espaço
Mais informação: página do evento
Zé Pinho e Amigos
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Na última quinta-feira de cada mês, o Museu de Lisboa - Teatro Romano honra o deus romano Baco com um final de tarde dedicado à música ao vivo, no museu ou no sítio arqueológico, que se faz acompanhar de uma vista privilegiada por Lisboa e uma taça de vinho.
Em abril, é o mês de celebrar a Liberdade na Hora de Baco e quem a canta é Zé Pinho que reúne regularmente um grupo de amigos que gostam de celebrar o entusiasmo dos tempos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974 com a música dos que cantaram a revolução, nomes como Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Luís Cília, entre outros.
Participação: entrada livre, sujeita à lotação do espaço
Público-alvo: a partir de 6 anos
Apoio: Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões
Mais informação: página do evento
Lisbon Drawing Club
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Desenhar juntos é uma ótima forma de conhecer o outro e também de nos conhecermos a nós próprios. O desenho pode ser um veículo de emancipação, de pertença e de sensibilização.
O Lisbon Drawing Club é uma comunidade de amantes do desenho de modelo vivo que se encontram regularmente para desenhar e conviver. Com base nos princípios de Comunidade, Inclusão, Prática e Diversão, organizam desde maio de 2021 encontros semanais em diferentes locais culturais/sociais de Lisboa.
Dias: 14 de abril e 26 de maio
Participação: gratuita, mediante inscrição
Público-alvo: a partir dos 16 anos
Mais informação: página do evento
Os deuses descem ao teatro
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Sabia que os planetas têm nomes de Deuses? Será que são Romanos, Gregos ou de outra civilização? Sabe quem os descobriu? No Teatro Romano de Lisboa vamos construir um sistema planetário muito criativo, descobrir e brincar com os Deuses. E da próxima vez que falarem de um deles já saberá a sua história.
Público-alvo: a partir dos 6 anos
Mais informação: página do evento
Harmonias da Alma
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Mergulhamos no fascinante mundo da música oriental com o virtuoso egípcio Ihab Radwan durante uma conferência imersiva. Descobrimos os Maqams orientais, equivalentes às escalas da música ocidental e o significado profundo do seu nome, como o da escala Saba, que evoca o sopro do vento no deserto.
Através da análise de uma composição Sufi, explora-se como os compositores transmitem mensagens iniciáticas e espirituais através da sua música, oferecendo uma verdadeira viagem interior aos ouvintes.
Esta experiência única incluirá um recital de peças cuidadosamente selecionadas por Ihab Radwan, ilustrando a ligação íntima entre os modos de música oriental e os sentimentos humanos.
Público-alvo: a partir de 12 anos
Mais informação: página do evento
Camões e outras viagens
Museu de Lisboa - Teatro Romano
Na última quinta-feira de cada mês, o Museu de Lisboa - Teatro Romano honra o deus romano Baco com um final de tarde dedicado à música ao vivo, no museu ou no sítio arqueológico, que se faz acompanhar de uma vista privilegiada por Lisboa e uma taça de vinho.
Esta Hora de Baco é especial pois coincide com o Dia Internacional do Teatro e é isso, precisamente, que teremos: uma peça de teatro levada a cena pela Escola Básica 2, 3 Prof. Delfim Santos, do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras.
Participação: entrada livre, sujeita à lotação do espaço
Público-alvo: a partir de 6 anos
Apoio: Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões
Mais informação: página do evento
Casa da Leitura na Casa do Fresco
Este recanto do museu convida os nossos visitantes a levar e a deixar livros, a folheá-los e a consultá-los. Este é um espaço de partilha de estórias e referências, onde se podem encontrar tanto obras de ficção como publicações científicas.
Mais informação: página do evento
Os mitos da Antiguidade Clássica em pop-up
O barro azul de Lisboa
Quando o objeto transcende a função
Maria João Matos e Yuri Daniel - Hora de Baco
Uma casa seiscentista escondida no Teatro Romano
Do Local ao Global, do Original ao Adaptado
Open House Arqueologia
Concerto Pedagógico - Os Músicos do Tejo
Sessão de desenho
Paulo Tato Marinho no Dia Mundial da Música
Cerâmica com Carolina Andrade
Celebrar o pão - a Cerealia
O Banquete
Casa da Leitura na Casa do Fresco
Camões e outras viagens
Harmonias da Alma
Os deuses descem ao teatro
Lisbon Drawing Club
Zé Pinho e Amigos
A Balada de Herculano Mercês
O mito de Scilla em pop-up
Fio à Meada - Hora de Baco
Cristina Clara & Pedro Loch - Hora de Baco
O Quebra-Nozes: Um Balé de Vegetais
Uma casa seiscentista escondida no Teatro Romano
Fragmentos e formas
O acordeão é muito fixe
Clitemnestra
Elisabetta Marcora, André Parafina, Marian Yanchyk - Hora de Baco