Skip to main content Skip to page footer
Habitação

Câmara apresenta modelo urbano para a Quinta do Ferro

O modelo urbano proposto para a Quinta do Ferro, na freguesia de São Vicente, foi apresentado a 26 de outubro, numa sessão pública na Trienal de Arquitetura de Lisboa. O processo de participação pública decorre até 28 de novembro.


Numa sessão muito participada, a vereadora do Urbanismo da Câmara de Lisboa, Joana Almeida, explicou as principais intervenções previstas: Desenvolvimento de um processo de reabilitação urbana; Promoção da oferta pública de habitação acessível; Realojamento de moradores abrangidos pelas ações de regeneração urbana; Reforço das ligações a espaços públicos de referência na proximidade e criação de espaços públicos, comércio e equipamentos geradores de atratividade.

A proposta de Programa Estratégico e Modelo Urbano (em anexo) - que prevê cerca de 20 milhões de euros de investimento público, e sete milhões de investimento privado, num período de dez anos -, foi apresentada por Paulo Pardelha, diretor do Departamento de Planeamento Urbano da Câmara Municipal de Lisboa, numa sessão que contou com a participação de Natalina Moura, presidente da Junta de Freguesia de São Vicente. No final, a reunião foi aberta a um período de perguntas por parte do público.

A decisão sobre a Operação de Reabilitação Urbana sistemática para a Quinta do Ferro, decorre da necessidade de ser definida uma solução integrada, de revitalização e regeneração do tecido urbano social e económico, garantindo a coesão territorial e social, a sustentabilidade e a prevenção de riscos naturais.

Após a aprovação em reunião de câmara, em setembro último, do projeto de reabilitação, segue-se a discussão pública e envio ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, para emissão de parecer. O projeto de reabilitação da Quinta do Ferro está em discussão pública até 28 de novembro. Participe!