Casa da Sertã em Lisboa assinala 80 anos
A efeméride, que tradicionalmente é assinalada com um passeio a um dos municípios da região da Sertã, foi este ano celebrada também na capital, sublinhando a ligação histórica da instituição às comunidades do interior e à diáspora regional residente em Lisboa.
No âmbito da sessão comemorativa, foi inaugurada a exposição “Outras terras, outras vistas”, da escola americana do século XX, da autoria do arquiteto Segismundo Pinto. A mostra resulta de uma parceria com a Academia Portuguesa de Ex-Libris e reúne um conjunto de peças dedicadas à representação do mundo rural.
Em nota divulgada pela organização, a Casa da Sertã refere que a comemoração dos 80 anos representa “um momento de afirmação da memória coletiva e do papel cultural e associativo que a instituição tem desempenhado ao longo de oito décadas”. A exposição agora inaugurada, acrescenta, “reforça o compromisso com a divulgação cultural e artística, cruzando olhares internacionais com temáticas identitárias do território”.
As casas regionais de Lisboa desempenham um “papel relevante como embaixadoras culturais dos seus territórios de origem”, contribuindo há décadas para a diversidade cultural e social de Lisboa.