Equipa de Missão vai criar novo sistema para futuro Elevador da Glória
“Para além de todas as respostas que exigimos em relação a esta tragédia, e que queremos que sejam apuradas no mais curto espaço de tempo possível, temos também de olhar para a frente e assumir, desde já, a liderança com novas soluções para o futuro Elevador da Glória”, salienta Carlos Moedas.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “é precisamente este trabalho de reforço da confiança que começa a ser preparado e que junta algumas das mais prestigiadas instituições do nosso país. Agradeço a disponibilidade e o empenho de todos estes profissionais de referência que se prontificaram, desde a primeira hora, para tudo o que fosse necessário relacionado com este acidente”.
Em representação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, passam a fazer parte deste Grupo de Missão o engenheiro civil Luís Oliveira, diretor do Departamento de Estruturas, e o engenheiro mecânico João Viegas, diretor do Centro de Instrumentação Científica e Tecnologias de Informação.
A Ordem dos Engenheiros estará representada pelo presidente do Colégio de Engenharia e Qualidade, Ricardo da Cunha Reis, e por Manuel Tender, coordenador do grupo de Segurança no Trabalho.
Em representação do Instituto Superior Técnico estará Jorge Ambrósio, professor catedrático especialista em mecânica estrutural e computacional.
“É prioridade da Câmara Municipal de Lisboa e da CARRIS estudarem novas soluções e restabelecerem a normalidade com a maior brevidade possível, garantindo simultaneamente a preservação do património histórico e cultural que o Elevador da Glória representa para Lisboa e para o país”.
Durante a próxima semana, está prevista uma reunião entre o Grupo de Missão e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.