Urbanismo

Estratégia urbanística de Lisboa apresentada no Fórum das Cidades, em Madrid

Na qualidade de membro da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), a Câmara Municipal de Lisboa marcou presença no Fórum das Cidades, de 18 a 20 de junho, num debate sobre as principais transformações urbanas e partilha das melhores práticas.


Joana Almeida, vereadora do Urbanismo de Lisboa, participou, no dia 18 de junho, na mesa-redonda “Planeamento das Cidades Ibero-Americanas do Século XXI”, organizada pela UCCI, que contou também com representantes de: Buenos Aires, Bogotá, S. Paulo e Santo Domingo. Nesta sessão, foram divulgadas iniciativas levadas a cabo por cada cidade relativas ao planeamento estratégico e gestão das cidades.

Na ocasião, Joana Almeida apresentou os programas estratégicos do urbanismo e alguns projetos emblemáticos, como o Vale de Santo António, a Via Estruturante de Santa Clara, e a requalificação do Bairro da Quinta do Ferro.  

No dia seguinte, a vereadora participou também num painel sobre a “Regeneração de Bairros para o Equilíbrio Territorial e Social da Cidade”, abordando este tema através de uma visão integrada de aspetos sociais, económicos e ambientais. As intervenções realizadas em alguns bairros da cidade enquadram-se no programa "Há Vida no Meu Bairro", que se refere a uma forma de organizar as cidades, permitindo que todos os serviços essenciais estejam a uma distância de uma deslocação a pé de 15 minutos.

Neste programa, pretende-se que as intervenções no espaço público promovam o conforto e segurança dos percursos, e que todas as funções urbanas essenciais estejam presentes nos bairros: comércio, escolas, saúde, espaços verdes, comércio, desporto e lazer. Foram referenciadas intervenções em curso ou a iniciar brevemente no Largo das Belas Artes, Praça das Novas Nações, Praça da Alegria, Avenida Santos Dumont, Estrada da Luz, Largo de São Sebastião e Praça do Martim Moniz.