Skip to main content Skip to page footer
Habitação
Urbanismo

Quinta do Ferro vê aprovada proposta final de reabilitação

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, 20 de março, por unanimidade, a versão final para a operação de reabilitação da Quinta do Ferro. A proposta 117/CM/2024 foi aprovada por unanimidade, a 30 de abril de 2024, na Assembleia Municipal.


Este modelo urbano surge em resultado de várias reuniões privadas, sessões públicas de esclarecimento com os moradores, associações e proprietários e, por último, da discussão pública, entre 17 de outubro e 28 de novembro de 2023. Do processo de participação, foram acolhidas duas sugestões e duas reclamações, sendo revistas as peças desenhadas, e retificadas questões que provocaram dúvidas, tornando mais clara e compreensível a leitura.

A requalificação da Quinta do Ferro visa proporcionar habitação acessível para novos moradores, a criação de espaços verdes e estacionamento e estabelecer uma área urbana infraestruturada com comércio de proximidade.

“Vamos reabilitar esta zona central, respondendo aos anseios da comunidade local e integrando-a na cidade, assegurou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta resolução, acrescenta por seu lado a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, "só foi possível graças ao trabalho incansável do Urbanismo da Câmara de Lisboa, que liderou um longo trabalho de diálogo e concertação com os moradores e proprietários da Quinta do Ferro, sem nunca impor soluções pré-definidas”.

Notícia atualizada a 3 de maio, após aprovação da proposta em Assembleia Municipal.