Transparência

Dia Internacional Contra a Corrupção

No Dia Internacional Contra a Corrupção, a Câmara Municipal de Lisboa promoveu a sessão “Liderar em Ética” na Administração Pública. “A CML não se limita a falar de transparência, aplica-a todos os dias no seu trabalho", assinalou Carlos Moedas.


A Câmara de Lisboa formou já mais de 3 500 trabalhadores com o Código de Ética e Conduta, referiu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, na sessão desta manhã, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho.

O encontro incidiu sobre a prevenção de riscos, transparência e responsabilidade organizacional, através de um sistema de controlo interno, gestão de risco e prestação de contas, que apoie os trabalhadores a tomar decisões responsáveis e a adotar comportamentos íntegros.

Rose Gill, da Bloomberg Associates, enfatizou a importância do reforço dos mecanismos de prevenção e da capacitação das equipas. A cooperação com Lisboa, afirmou, visa apoiar o município na adoção e consolidação de padrões internacionais de transparência e ética na gestão pública.

Durante a sessão, foram apresentados os instrumentos do programa de cumprimento normativo de transparência e prevenção da corrupção, incluindo o código de ética e conduta, o plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas, o canal de denúncias e o plano municipal de formação e comunicação. A atual matriz do plano de prevenção de riscos e corrupção contempla 32 riscos, e três categorias, transversais às unidades orgânicas da CML, que incidem sobre corrupção e infrações conexas, ética e integridade, e gestão crítica.

Com esta iniciativa, o município de Lisboa reitera a importância de uma cultura de integridade como um pilar essencial da cultura organizacional.