Habitação

Município entrega chaves de 31 habitações e 9 espaços comunitários

Foram entregues hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, 31 chaves de habitações e nove Espaços Não Habitacionais (ENH), no âmbito de vários programas municipais de habitação e de Protocolos de Cedência, num reforço da resposta social e da dinamização comunitária em diferentes bairros da cidade.


A atribuição das novas habitações e dos ENH integram vários programas municipais de habitação localizados em bairros municipais e através de Protocolos de Cedência.

Na sessão, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhou o alcance dos programas municipais de habitação: “já entregámos mais de 3 000 chaves e hoje concretizámos a atribuição de mais 40”. Carlos Moedas destacou ainda o Subsídio Municipal de Arrendamento Acessível, cujas candidaturas decorrem até 16 de fevereiro e que já apoia 1 800 famílias. Todas as condições de candidatura podem ser consultadas aqui.

Os nove ENH correspondem aos projetos vencedores do 1.º concurso O Meu Bairro, lançado em junho de 2025. No âmbito do concurso, foi constituída uma bolsa de espaços distribuídos por sete bairros municipais, localizados em cinco freguesias: Alcântara, Campo de Ourique, Lumiar, Marvila e Santa Clara.

Para cada espaço, com base num levantamento realizado pela CML, em articulação com as juntas de freguesia, a GEBALIS, Associações de Moradores, e tendo em conta as necessidades e características específicas de cada bairro, foram definidas três valências prioritárias.

A iniciativa tem como objetivo central promover o desenvolvimento de atividades sem fins lucrativos nos bairros municipais, nas áreas social, cultural, desportiva e recreativa, bem como outras de interesse público municipal. Pretende-se, desta forma, contribuir para o desenvolvimento local, a dinamização comunitária e o reforço da inclusão social dos habitantes.