Skip to main content Skip to page footer
Mobilidade

Mil lugares de estacionamento grátis em Lisboa com o Navegante

O passe navegante permite, a partir de hoje, estacionar gratuitamente, entre as 7h30 e as 21 horas, nos parques da EMEL da Ameixoeira, Avenida de Pádua e Colégio Militar. Em setembro, serão inaugurados mais dois parques Navegante para os residentes do Lumiar e Santa Clara.


Com o mesmo cartão Navegante é possível aceder a todos os parques, bastando na primeira utilização de cada parque efetuar a validação do passe.

Os parques estão acessíveis a todos os portadores do Navegante, até atingir o número de lugares de estacionamento reservados: Colégio militar - 415 lugares; Avenida de Pádua - 248 lugares; Ameixoeira - 280 lugares.

Na inauguração do parque Navegante do Colégio Militar, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) anunciou a criação de mais dois parques em setembro, exclusivos para os residentes nas freguesias do Lumiar e de Santa Clara: Telheiras Poente - 155 lugares; Telheiras nascente - 106 lugares.

Em Lisboa, “entram mais de 360 mil carros por dia”, assinalou, e a cidade tem de aumentar a capacidade nos parques de estacionamento. Na Ameixoeira, “que é pouco utilizada, nós podemos pegar nestes parques e continuar não só a construir novos parques, mas fazer com que as pessoas possam aqui deixar o carro e mudar para o transporte público”.

“E isso é o que nós queremos, que as pessoas deixem o carro às portas de Lisboa”, acrescentou Carlos Moedas.

Em 2025, a CML vai inaugurar mais dois parques Navegante: Azinhaga da Cidade -165 lugares (exclusivo para residentes Lumiar); Pontinha Sul - 387 lugares. 

Ao todo, informa a Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, no próximo ano Lisboa terá sete parques e perto de 1 900 lugares disponíveis gratuitamente aos detentores do passe Navegante.