Mobilidade

Mobilidade sustentável chega às escolas de Lisboa

No mês de novembro, duas iniciativas marcaram a promoção da mobilidade sustentável em escolas de Lisboa. A EB Padre José Rocha e Melo foi palco de uma experiência única a bordo do “Amarelo”, enquanto a EB Professor Manuel Sérgio, acolheu mais uma edição da “Manhã da Mobilidade”.


A ação, dinamizada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) em parceria com o Museu da Carris, trouxe o projeto “Amarelo” até aos alunos e pais da EB Padre José Rocha e Melo. Este serviço gratuito, destinado a crianças do ensino básico, permite que os alunos cheguem à escola acompanhados por monitores, promovendo a utilização dos transportes públicos de forma segura e prática. Durante a atividade, realizada dentro de um autocarro estacionado, as crianças participaram em jogos e atividades artísticas, enquanto aprenderam sobre a importância de hábitos de transporte mais sustentáveis.

Já a “Manhã da Mobilidade”, na EB Professor Manuel Sérgio, transformou a frente escolar num espaço pedonal e ciclável. A circulação automóvel foi interdita, promovendo deslocações a pé, de bicicleta ou por outros meios não motorizados. A iniciativa incluiu atividades organizadas pela Escola da Mobilidade, CML e pela Agência para a Energia (ADENE). A Bicicultura dinamizou “Comboios de Bicicleta”.

Estas ações integram os projetos “Amarelo” e “Mexe-te pela tua cidade!”, promovidos pela autarquia com o objetivo de sensibilizar para alternativas ao transporte individual. Para além de reduzir a pegada ambiental, ambas as iniciativas incentivam práticas mais seguras e saudáveis nas deslocações casa-escola. 

Com um número crescente de escolas envolvidas, Lisboa reforça o compromisso com a mobilidade sustentável e a criação de cidades mais verdes e inclusivas para as novas gerações.