Ambiente

NetZeroCities seleciona parceria ambiental de três cidades nacionais

O projeto "A+Class – Alliance for Climate Leadership" reúne três "cidades missão" portuguesas: Lisboa, Guimarães e Porto. A escolha da NetZeroCities – que selecionou 26 projetos, de 48 cidades – reflete a diversidade e dimensão das cidades, inovação das abordagens, “garantindo o potencial transformador e a ampla replicabilidade dos projetos nas cidades missão”.


O projeto, coordenado pela Câmara Municipal de Guimarães (CMG), valoriza as visões definidas pelas cidades nas estratégias para a neutralidade climática até 2030, e aborda os desafios comuns na sua concretização:

  • a capacidade de medir para melhor agir, assegurando a existência de sistemas adequados de monitorização dos Contratos Climáticos das Cidades
  • a capacidade de agir coletivamente de forma coordenada, evitando a fragmentação da ação e a duplicação de esforços

Em Lisboa, a Câmara Municipal (CML) será o “parceiro responsável pela implementação do projeto na própria cidade, incluindo a recolha e gestão de dados, o desenvolvimento das especificidades da plataforma e a implementação das campanhas de monitorização ambiental que contabilizem os impactos diretos e indiretos das ações implementadas, com destaque para as ações inovadoras com possibilidade de replicação”.

Coordenado pela CMG, o projeto A+Class tem a colaboração da CML e da Câmara Municipal do Porto, Laboratório da Paisagem, Porto Ambiente, Porto Digital, AdEPorto e o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do IST-ID/IN+, principal elo técnico entre os resultados do projeto e a rede portuguesa.

Após a aprovação, em dezembro de 2024, o arranque está agendado para o próximo dia 1 de abril, e terminará a 30 de setembro de 2026.

O projeto A+CLASS – com um custo de 1 499 649,32 €, dos quais 349 187,50 € alocados à CML – é financiado ao abrigo do Horizon Europe (HE), Grant Agreement number: HORIZON-RIA-SGA-NZC-101121530.