Direitos Sociais

Projeto Lisboa Cuida + partilhado como boa prática municipal

O projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML), distinguido em 2025 a nível nacional, foi apresentado no encontro “Cuidar em Comunidade: o papel mobilizador das autarquias”, organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV).


A iniciativa municipal Lisboa Cuida +, desenvolvida em parceria com o IPAV, foi apresentada por Miguel Soares, da CML, num painel sobre “projetos inovadores em Portugal”, com a presença de representantes dos municípios de Mafra, Maia e Viseu.

Lisboa Cuida + foi distinguido, em 2025, pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais. No âmbito desta iniciativa, foram capacitados diversos profissionais do município, que agora dispõem de melhores ferramentas para orientar os cuidadores informais sobre os seus direitos e apoios disponíveis.

Dados nacionais recentes mostram que mais de 18 000 pessoas têm estatuto de cuidadores informais, sendo a maioria mulheres, e muitas em situação de “sobrecarga intensa”, o que sublinha a importância de políticas de apoio e formação para este grupo.